7 Benefícios da Batata Doce

Você sabia que a batata doce é um dos alimentos mais nutritivos do mundo? Sendo umcarboidrato complexo de baixo índice glicêmico, sua absorção é lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular a produção de insulina (que aumenta a fome e é responsável pelo acúmulo de gorduras).
Por isso, hoje apresento a vocês 7 Benefícios da Batata Doce.


1. É ANTIOXIDANTE
A Batata Doce é uma excelente fonte de Vitamina A e Vitamina C – que fortalecem osistema imunológico e são muito importantes na prevenção do câncer de diversos tipos. Pesquisas mostram que o pigmento antocianina é abundante na batata doce, o que ajuda a diminuir a absorção de metais pesados e de radicais livres.

2. É ANTI-INFLAMATÓRIA
A Batata Doce tem propriedades anti-inflamatórias, graças à vitamina C, vitamina B6, beta-caroteno, e manganês. Elas são eficazes na cura de inflamações internas e externas.

3. COMBATE A ARTRITE 
Batatas doces são ricas em beta-criptoxantina, que ajudar na prevenção de doenças inflamatórias crônicas, como a artrite reumatoide. Estudos descobriram que aqueles que comiam alimentos ricos em beta-criptoxantina foram 50% menos propensos a desenvolver artrite inflamatória do que aqueles que não comiam. Apenas uma porção por dia dos alimentos que contenham beta-criptoxantina, como a batata doce, já traz grandes benefícios contra a artrite. Além disso, a vitamina C da batata doce ajuda a manter o colágeno e reduz o risco de desenvolvimento de algumas formas de artrite.

A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce na dieta é de forma cozida e com casca. É necessário cuidado com a preparação devendo se evitar fritar pois a fritura vai aumentar a gordura na batata doce prejudicando a saúde.

4. CONTROLA A DIABETES
Os carotenoides nas batata doce pode ajudar seu corpo a responder à insulina e estabilizar o açúcar no sangue. As batatas doces também tem uma quantidade significativa de vitamina B6, ajudando na resistência na doença do coração diabético. Seu alto teor de fibra solúvel auxilia na redução de açúcar no sangue e na diminuição do colesterol. Além disso, a batata doce é um ótimo alimento para diabéticos por ser um carboidrato com baixo índice glicêmico. 

5. AJUDA E EMAGRECER E REGENERAR MÚSCULOS
Que a batata doce é o alimento queridinho do pessoal que malha todo mundo sabe – mas você sabe por quê?
Por ser rica em fibras, a batata doce diminui o apetite, dando aquela sensação de saciedade com poucas calorias. Por ser um carboidrato, dá energia para o treino, mas também auxilia na queima de gordura e no ganho de massa muscular. Esse último é extremamente importante não só para quem quer ganhar músculos, mas também para quem está em tratamento quimioterápico e precisa se preocupar em não perder massa magra – e regenerar os músculos após o fim do tratamento.
A batata doce pode faz parte das refeições principais como almoço e jantar nos dias em que se treina acompanhada de alimentos ricos em proteínas com pouca gordura como carne de frango ou peru, ovo ou ainda peixe. Além disso, é importante incluir sempre na refeição uma salada de legumes variados.


Qual a diferença entre a batata doce roxa e a branca? Ambas são muito nutritivas, mas a batata doce roxa possui mais nutrientes em sua casca e sabor mais adocicado (a branca é mais seca).

6. COMBATE ÚLCERAS NO ESTÔMAGO
A batata doce é um calmante para o estômago. As vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, beta-caroteno, e de cálcio, podem ajuda na cura de úlceras no estômago – e suaspropriedades anti-inflamatórias também aliviam a dor e a inflamação.  Suas fibras ajudam aprevenir a prisão de ventre e acidez, conseqüentemente, reduzindo a possibilidade de surgirem úlceras.

7. REDUZ O RISCO DE ENFISEMAS 
A batata doce fornece mais de 90% das necessidades de vitamina A do corpo. Os pesquisadores descobriram que é altamente recomendado que fumantes comam alimentos ricos em vitamina A – já que o enfisema e muitas outras doenças pulmonares podem ser causadas por uma deficiência de vitamina A associada ao tabagismo.



Por isso, pessoal, vamos acrescentar a batata doce ao cardápio? Não é só para quem quer emagrecer – é questão de saúde!

Blog Além do Cabelo
Nutri Fernanda Bortolon

Comentários