Receitinha: Nutella caseira

Siiiiiim, vocês leram certo esse título! A Receitinha de hoje é a saborosa, maravilhosa, amada e desejada Nutella Caseira! Uma ótima pedida para esse final de semana, não é?
Nutella tradicional, apesar de ser vendida como creme de avelã, tem o açúcar como seu principal ingrediente – ou seja, ela é pouco nutritiva e não deve ser consumida com frequência.
Aqui no Além do Cabelo nós priorizamos saúde acima de tudo! Por isso, essa nossa versão é saudável, mas sem perder o sabor e a consistência da original. É uma delícia!
INGREDIENTES 
– 2 xícaras de avelãs cruas
– 2/3 de xícara de chocolate amargo picado (96g) – derreta depois de medir
– 3 colheres (sopa) de melado ou xarope de agave (se utilizar chocolate meio amargo ou ao leite, não precisa adicionar esse ingrediente)
– 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
– 1 pitada de sal
PREPARO
1. Preaqueça o forno à 180º C. Coloque as avelãs em uma assadeira e leve ao forno por 10-12 minutos ou até que comecem a dourar. Cuidado para não deixar por tempo demais ou elas irão queimar.
2. Retire as avelãs do forno e enrole em um pano de prato limpo, esfregando para soltar as cascas. Não precisa tirar toda a casca, mas tire o máximo que puder.
3. Em um processador, coloque as avelãs e processe por 10-12 minutos para que elas soltem o óleo natural e fiquem cremosas. No início ficará uma farinha, então não desista e continue processando!
4. Acrescente o sal, chocolate derretido, a baunilha e o agave e processe por alguns segundos até que esteja bem incorporado.
Hummmmm

Conservação: se você guardar na geladeira, ela endurecerá devido ao chocolate. Para manter a consistência, o ideal é conservar por no máximo 3 dias fora da geladeira, ou até 7 refrigerada.


Comentários