NOVO CENTRO DE TRATAMENTO DE CÂNCER USA ARQUITETURA COMO TERAPIA

A Maggie’s, instituição de tratamento e apoio ao câncer reconhecida no Reino Unido, acaba de inaugurar uma nova unidade na cidade de Manchester, projetada pelo premiado escritório londrino Foster + Partners.
O espaço de 500 m² com área externa de 230 m² está longe de parecer um hospital: todo feito de madeira e rodeado por vidros, possui jardins internos e externos que acolhem os pacientes como se estivessem dentro da própria casa, apostando na arquitetura como parte da terapia.
arquitetura-cancer-fosterpartners_06
arquitetura-cancer-fosterpartners_04
Organizado em um único andar com mezanino, perfil baixo similar ao das residências ao redor, o edifício é naturalmente iluminado por claraboias triangulares sustentadas por vigas de madeira. Tais estruturas agem suavemente como divisórias internas, dissolvendo a arquitetura aos jardins que circundam o espaço. Por todos os lados, a luz natural e o verde das plantas se faz presente.
arquitetura-cancer-fosterpartners_03
Cada sala de tratamento da porção leste possui seu próprio jardim privativo. A extremidade sul conta com uma estufa, onde os pacientes podem se reunir para a prática da jardinagem terapêutica. O paisagismo é de Dan Pearson Studio.
arquitetura-cancer-fosterpartners_08
arquitetura-cancer-fosterpartners_01
Corredores e identificações típicas de hospitais fora banidas para proporcionar o clima de casa. A paleta combina cores suaves, vidro, madeira e superfícies táteis. Há espaços que incentivam reuniões, bibliotecas e salas de ginástica.
arquitetura-cancer-fosterpartners_05arquitetura-cancer-fosterpartners_07
“Eu tive câncer e sei o quão importante é este tipo de tratamento. Nosso objetivo foi criar um edifício acolhedor, simpático e sem qualquer referência hospitalar. Um espaço cheio de luz, com vegetação, onde as pessoas possam se reunir, conversar ou simplesmente refletir”, conta Lord Foster, presidente e fundador do escritório Foster+Partners.
Fonte: Casa Vogue

Comentários