FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS REDUZ O RISCO DE 13 TIPOS DE CÂNCER

A pesquisa analisou 1,44 milhão de pessoas nos Estados Unidos e na Europa, com idade entre 19 e 98 anos. Os participantes foram seguidos, em média, durante onze anos, período no qual 187 mil novos casos de câncer foram diagnosticados.
Alguns estudos anteriores já analisavam a relação entre os exercícios físicos e o câncer de cólon, do seio e do endométrio. Mas os resultados não consideravam outros tipos de tumores e contavam com um pequeno número de casos estudados.
150 minutos de atividades físicas por semana
Assim, na população que pratica exercícios regulares na amostra estudada, além da diminuição de tumores no cólon, no seio e no endométrio, os pesquisadores do Instituto do Câncer dos Estados Unidos também detectaram a redução do risco de outros dez tipos de câncer, entre eles, do esôfago (-42%), fígado (-27%), pulmão (-26%), rins, (-23%), estômago (-22%), e sangue (-20%). A média geral de redução do desenvolvimento de tumores em pessoas que realizam atividades físicas regulares foi de 7%.
Segundo a pesquisa, caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta durante 150 minutos por semana, em uma intensidade moderada, basta para combater o desenvolvimento de tumores. Entretanto, os exercícios físicos foram relacionados a um aumento de 5% do risco de câncer de próstata e 27% de câncer de pele, sobretudo em regiões ensolaradas dos Estados Unidos.
Autoridades sanitárias dos Estados Unidos estimam que 51% dos adultos norte-americanos não fazem o mínimo de exercício recomendando para a saúde. Em todo o mundo, essa percentagem baixa para 31%.
Fonte: RFI

Comentários