Crianças que doarem cabelo para a APPO receberão bonecas







Foto: APPO








A boneca ainda não tem um nome, mas tem um significado muito especial. Todas as pessoas que doarem cabelos para elaboração e confecção das perucas vão receber da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, como uma forma de incentivo e gratidão. A campanha já começa no mês de abril com a escolha de um nome.

“A ideia surgiu com Alessandra de Mello Santos Fernandes, assistente social da APPO, que percebeu o número de crianças que começaram a levar os cabelos para doarem aos pacientes e a felicidade que mostravam ao entregar o cabelo, sabendo que estariam ajudando a uma pessoa que perdeu o seu. Ela sugeriu que seria muito interessante fazer um carinho a essas crianças, para que as mesmas pudessem divulgar para os amiguinhos e com isso conscientizar da importância de ajudar o outro”, conta Ana Cristina Coelho Mattos, presidente da APPO.
Quem criou o modelo das bonecas e preparou o molde foi a mãe da assistente social, Márcia Regina de Mello Santos, e elas serão desenvolvidas pelas vitoriosas e a professora do corte e costura na própria oficina da APPO com o material doado pelas confecções e pessoas físicas, que já doam para aulas de artesanato. A escolha de um nome para a boneca será feita através de uma campanha, no site da instituição, na página da APPO no facebook e por e-mail. A partir de maio elas já serão entregues.

As doações de cabelos podem ser feitas na Casa de Apoio da APPO, mas a associação também recebe a ajuda de alguns salões da cidade para confeccionar as perucas doadas para as mulheres portadoras de câncer que perdem os cabelos durante o tratamento. Após tantos sofrimentos enfrentados pelas pacientes desde o diagnóstico, essa é uma forma muito especial para que elas possam recuperar sua autoestima.

Além da boneca, a APPO estará dando uma moção para cada adulto que doar o seu cabelo e teve o seu desenho feito por uma adolescente de 16 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio, chamada Aline Mendes Santos, que dedicou o seu tempo criando esse bonito presente que vai ficar na lembrança dos doadores.

Para Ana Cristina, a Campanha é uma forma de estimular a doação dos cabelos para a confecção das perucas, já que muitas pacientes não têm condições de comprar. “Esperamos que essa campanha tenha um rosto, que essas bonecas possam representar cada mulher que precisa de uma peruca e não tem condições de comprar, pois são muito caras. A maior expectativa agora, é que consigamos encontrar mais pessoas que possam confeccionar as perucas”.

Mais informações sobre a doação de cabelos e a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do sitewww.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.


SERVIÇO
APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos
Rua Visconde da Penha, nº 72
Centro – Petrópolis – RJ
(24) 2242-0956
www.appo.org.br
appo@appo.org.br


DOAÇÕES BANCÁRIAS
Itaú
Agência: 9244
Conta Corrente: 09277-2
Favorecido: Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

EQUIPE DE GESTÃO
Presidente: Ana Cristina Coelho Mattos
Vice - presidente: Claudia Maria Jochem Teixeira
Secretária: Helen dos Santos
Tesoureiro: Antonio Ricardo da Silva
Relações Públicas: Carla Emanuela Meira Coelho
Conselho Fiscal: Carlos Eduardo Veloso de Almeida, Monica Vieira Moura Possas e Edcelvita Cardoso Bruno.



Com informações de APPO, 06/05/2016