6 hábitos importantes para quem já teve câncer

Share Button
dicas-saude-apos-cancer
Uma das principais dúvidas ou inseguranças na vida de quem já enfrentou algum tipo de câncer é saber quais cuidados devem ser tomados no dia a dia, após a cura. Para esclarecer essas incertezas, o oncologista americano Dale Shepard, a pedido do site da Cleveland Clinic, uma dos hospitais mais importantes do Estado Unidos, escreveu uma lista com seis importantes dicas baseadas na sua experiência com tratamento de câncer e, após observar vários pacientes, pôde identificar ações que ajudam a pessoa a focar na direção certa:

1) Tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios e durma bem

É fundamental adquirir hábitos saudáveis, como seguir uma dieta rica em frutas, legumes e que não seja rica em alimentos industrializados; realizar atividades físicas de acordo com as suas preferências, pois contribui tanto para o bem estar físico quanto mental; ter um tempo para o descanso é extremamente importante para repor as energias. Assim, você pode diminuir a chance de ter uma recaída ou, ainda, ter vantagens durante o tratamento.

2) Pratique a solidariedade e faça trabalhos voluntários

Por meio de iniciativas de voluntariado, você tem a oportunidade de conversar com alguém que recebeu o diagnóstico recentemente e precisa de apoio, além de ser solidário. É uma chance de compartilhar suas experiências, aprendizados e reflexões a fim de ajudar quem está passando por um tratamento de câncer.

3) Não esqueça o seu oncologista

Ainda que você esteja cansado das tomografias e ressonâncias magnéticas e todo o processo quimioterápico, é muito importante manter as consultas de rotina com o seu oncologista. Essas visitas vão ajudar você a manter a segurança sobre sua saúde ou detectar possibilidades de recidiva.

4) Faça os exames de rotina

É normal que você queira passar um tempo longe dos hospitais e exames, mas é muito importante dar atenção à saúde. Faça uma visita, anual ou semestral, ao médico (pode ser um clínico geral) para ter certeza que a sua saúde está em dia.

5) Faça os exames de rastreamento

Ainda que você esteja curado, não significa que está imune a qualquer doença. Cuide de sua saúde, em todos os aspectos, e fique atento aos sinais dados pelo seu próprio corpo. É preciso se conhecer bem para poder detectar qualquer sintoma ou sensação diferente.

6) Aproveite a vida

Em último lugar, porém não menos importante, aproveite cada dia de sua vida. Reserve um tempo para aprender algum instrumento ou dança, planeje e faça viagens, descubra novas habilidades ou maneiras de passar o tempo. Tire um tempo para relaxar. Após tudo o que você enfrentou, sua felicidade é mais do que merecida. Não adianta dar duro para ganhar dinheiro, se você não aproveita a vida e a saúde que tem.