5 alimentos para aumentar a imunidade

O inverno nem começou mas o friozinho já está dando as caras aqui no sul – e com ele aqueles problemas que já conhecemos: gripes, resfriados, sinusite, e por aí vai!
Para quem está fazendo tratamento contra o câncer, é ainda mais importante cuidar da imunidade: os tratamentos em si já fazem as defesas do corpo baixarem, deixando-o mais suscetível a infecções oportunistas. Por isso, é importantíssimo cuidarmos da saúde – e nada melhor do que se alimentar corretamente!
Você sabia que existem alimentos que são antibióticos naturais e ajudam nosso corpo a aumentar a imunidade?! Aqui vão 5 alimentos que não podem faltar na sua cozinha!

ALHO


alho vem sendo usado medicinalmente por culturas no mundo todo há milhares de anos – em 1700, por exemplo, era usado para combater pragas. O alho é um potente antibiótico, antiviral, anti-fúngico, com propriedades antimicrobianas e com capacidade para proteger e combater bactérias hostis. É também muito rico em antioxidantes naturais, que destroem os radicais livres – deixando o sistema imune mais forte!
O ingrediente ativo do alho, a alicina, é o componente chave para afastar e matar as bactéricas nocivas. Você deve esmagá-lo para ativar esses compostos, comendo-o cru, em um chá quente ou em alimentos pouco cozidos.

EQUINÁCEA

Essa flor tão bonitinha tem poderes que você nem imagina!

Há centenas de anos a Equinácea tem sido utilizada para tratar uma grande variedade deinfecções – feridas abertas, difteria, envenenamento do sangue e outras doenças relacionadas à bactérias.
Hoje, esta potente erva é utilizada principalmente para tratar gripes e resfriados, infecções respiratórias, infecção urinária, candidíase, entre outros. Possuindo propriedades anti-inflamatórias, antibióticas, desintoxicantes, imunoestimulantes e antialérgicas, a Equinácea é uma erva que não pode faltar na sua cozinha!
Modo de usar: faça chá colocando 1 colher (e chá) da raiz ou folhas da Equinácea em uma xícara de água fervente. Deixe repousar 15 minutos, coe e beba duas vezes ao dia.

GENGIBRE


gengibre é uma poderosa arma de defesa para nossa saúde! Pode ser consumido fresco, como alimento – contendo gingerol – , como chá, ou sob a forma de especiarias e condimentos, após ser reduzido a pó – contendo zingerone. É super eficiente contra gripes, dor de garganta, tosses e resfriados. Além disso, é considerado um dos dez alimentos com maiores propriedades anticâncer – ou seja, nossa aliado nessa batalha!

ABACATE


abacate foi considerado, do ponto de vista científico, um importante alimento para obtenção de extratos eficazes contra bactérias multirresistentes a antibióticos, como certos tipos de estafilococos. O abacate chileno é considerado a melhor variedade da fruta.
Conhecido popularmente por combater a prisão de ventre, o abacate também é ótimo contrareumatismo, flatulências, gota e infecção nos rins e no fígado. Além disso, ele reduz o estresse oxidativo no corpo, diminuindo as chances de desenvolver diabetes, doenças do coração, artrite, catarata e o nosso famoso inimigo aqui no blog – o câncer! Mais um alimento para colocar na lista do supermercado – mas com moderação, já que o abacate é rico em gorduras!

ORÉGANO


orégano não é apenas uma erva aromática utilizada na culinária para dar sabor aos pratos – mas também uma verdadeira erva medicinal! Suas propriedades terapêuticas permitem defini-lo como um analgésico, antisséptico, antiviral, antifúngico e antiespasmódico natural.
óleo essencial derivado dele tem fortes propriedades antibacterianas, sendo utilizado na aromaterapia para tratar doenças do sistema respiratório.


Gostaram das dicas? Vale a pena colocar esses cinco alimentos na próxima lista da feira ou do supermercado, e garantir que esse inverno passe tranquilo, sem complicações na nossa saúde!
Abraços e até semana que vem,
Nutri Fernanda Bortolon