Quanto mais atividade física, mais recompensas!



exercicio_e_apps

Todo mundo já sabe os benefícios da atividade física no cotidiano, mas também sabemos que não é fácil manter essa rotina saudável. Imprevistos, cansaço, falta de tempo, frio, tudo vira motivo para faltar à ginástica, natação, caminhada, corrida, ou qualquer outra atividade que se realize.

Mas mantendo o foco e os objetivos bem definidos e utilizando ferramentas que possam te ajudar neste caminho, as coisas podem ser tornar um pouco mais fáceis. Já existem no mercado apps que monitoram as informações das suas atividades e alimentação e agora está começando a surgir os apps que te recompensam por elas. Isso mesmo que você ouviu: você se exercita, acumula pontos que depois podem ser trocados por recompensas!

Mova Mais é um app de origem brasileira e o primeiro do país a ser criado nesta área e tem como objetivo se integrar a aplicativos que monitoram as suas atividades como RunKeeper, Strava e Map My Run coletando as informações das atividades realizadas pelos usuários e convertendo-as em pontos que são acumulados ao longo do tempo. E estes pontos depois poderão ser transferidos para programas de benefícios para serem trocados por milhagens de avião, produtos, ingressos, etc. É a mesma lógica usada em programas de benefícios de cartões de crédito, por exemplo, mas ao invés do usuário ter que mexer no bolso para acumular mais pontos, ele deverá mexer o seu corpo em alguma atividade física.

Já o Pact, um app gringo desenvolvido no Vale do Silício nos Estados Unidos está há mais tempo na estrada também usa essa estratégia de recompensas e vai um pouco mais a fundo nessa história: além de recompensar seus usuários pela assiduidade nas atividades ele também recompensa pela dieta mais saudável a ser seguida, e não pára por aí: ele também penaliza os usuários que não cumprirem a meta semanal estipulada, fazendo-os pagar pelo objetivo não cumprido. Os ganhos semanais com o app pelas atividades realizadas vai de U$0,30 a U$5 e a penalização é variável, mas aplicada a cada atividade não realizada.

O Pact está disponivel para usuários brasileiros, para iOS e Android, porém sem tradução para o português, o que faz com que o alcance não seja tão grande.

Estes modelos de apps buscam dar um incentivo a mais àqueles que se desanimam antes dos resultados das atividades realizadas aparecerem, através de recompensas imediatas ao esforço aplicado pelo usuário. Portanto, se você é desses, corre e baixa esses apps, quem sabe este não é o estímulo que você estava precisando pra levantar do sofá e ir se exercitar?