Letra ilegível em receitas e pedidos pode gerar denúncia de pacientes

Letra ilegível em receitas e pedidos pode gerar denúncia de pacientes

Letra ilegível em receitas e pedidos pode gerar denúncia de pacientes

É notório que a utilização de computadores, com a impressão de receitas e pedidos de examescontribui substancialmente para o registro adequado e a melhoria da comunicação do médico com seus pacientes. Mas, é algo que não está presente em todos os hospitais e clínicas, onde ainda assim os médicos colocam sua caligrafia em plano secundário, mesmo cientes de que poderão ser advertidos, censurados ou até terem o registro cassado, uma vez que o mau entendimento da receita dá margem pode colocar o paciente em riscos.

Além de explicar bem a medicação proposta, a boa comunicação será reforçada ao questionar o paciente se compreendeu como deverá tomá-la. Pessoas com maiores esclarecimentos, quando não entendem o que está escrito, costumam conferir os nomes dos remédios com suas recomendações e até escrevem ao lado com sua própria letra, além de perguntar sobre genéricos. Mas, muitas ainda temem o médicoe nada questionam, apenas repassando o problema para as farmácias.

Segurança do paciente - O que diz a lei?


Segurança do paciente - O que diz a lei?

Uma boa comunicação entre as partes é fundamental para resguardar a segurança do paciente e o médico precisa sempre estar atento a isto. Os garranchos incompreensíveis de muitos deles não apenas provocaram estragos na saúde de enfermos, como renderam aos profissionais a péssima fama de não saber escrever com traços legíveis, sendo alvo frequente de chacotas públicas na mídia. Suasprescrições devem ser claras e precisas, tanto para leigos quanto para profissionais.

artigo 35 da Lei Federal nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, tornou obrigatória a escrita de forma legível das receitas médicas. Foi determinado que se o paciente tiver que recorrer a um farmacêutico para decifrar o que está escrito na receita, poderá formalizar uma denúncia no Conselho Regional da cidade contra o profissional. Conforme o texto, uma receita somente poderá ser aviada sob a seguinte condição: “...escrita a tinta, em vernáculo, por extenso e de modo legível, observados a nomenclatura e o sistema de pesos e medidas oficiais”.

Já o Código de Ética, de 2009, vedou ao médico receitar, atestar ou emitir laudos de forma secreta ou ilegível, sem a devida identificação de seu número de registro no Conselho Regional de Medicina da sua jurisdição, bem como assinar em branco folhas de receituários, atestados, laudos ou quaisquer outros documentos médicos”Se o profissional for denunciadoo CRM poderá adverti-lo, censurá-lo ou até mesmo cassar seu registro. É sempre importante relembrar que a prescrição é um dos objetivos da consulta médica e seu mau entendimento pode provocar riscos para o paciente. Um problema sério e que já resultou, em dados recentes, uma média assustadora de 7 mil mortes por ano.

legibilidade na prescrição médica também é de fundamental importância, pois implica diretamente no sucesso da internação hospitalar. Caso a receita médica não estiver corretamente redigida ou preenchida conforme as determinações do Conselho Federal de Medicina, os pacientes poderão ser prejudicados em seu tratamento. É recomendado que as receitas médicas devem ser entendidas e respeitadas por todos os profissionais de saúde, sendo que, ao médico, cabe o papel principal de dar o exemplo.

Farmacêuticos e atendentes


Farmacêuticos e atendentes

Tanto os farmacêuticos quanto os atendentes podem ser punidos se venderem medicamentos errados em função da má interpretação da receita, podendo a punição chegar à esfera criminal quando se comprovar a má-fé em trocar o medicamento pelo fato de não entender o que está escrito na receita.

Da mesma forma que acontece na denúncia formal contra o médicopara denunciar o farmacêutico basta entrar em contato com o Conselho Regional de Farmácia (CRF). Para isto, o paciente tem que apresentar a receita médica e o comprovante de compra do remédio, sendo obrigado a informar seus dados pessoais. Caso a denúncia seja aceita, o profissional passará por um processo ético que, levado à última instância, poderá resultar na cassação de seu registro, principalmente quando se tratar de reincidência.

Solução para os médicos


PEP - Solução para médicos com letra ilegível

Caso você esteja incluído na categoria dos médicos com letras ilegíveis e não consiga escrever com letras de imprensa, em vez de se aborrecer, siga o procedimento de vários colegas buscando socorro na tecnologia. O remédio para seus garranchos poderá ser a utilização um software de gestão para clínica e consultórios. Além do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e de vários recursos para facilitar o seu trabalho cotidiano, o aplicativo disponibilizará as prescrições impressascolocando um ponto final neste problema com a caligrafia.

Aplicativos para pacientes e profissionais de saúde


Aplicativos para pacientes e profissionais de saúde

1 - Letras de Médico


Além das dificuldades na compra dos medicamentos, o problema com as letras ilegíveis pode prejudicar o modo de utilização, a dosagem a ser aplicada e oshorários em que o remédio deverá ser tomado. Pensando nisso, o estudante de Medicina da Universidade Federal de Fortaleza (CE), Rogério Malveira, desenvolveu o aplicativo Letras de Médico, a fim de ajudar o paciente a entender tanto o nome do medicamento como sua forma de uso.

Com o aplicativo, o médico gera uma receita com o nome dos medicamentos, forma e tempo de uso com desenhos que representam objetos ou conceitos. As imagens e as figuras explicam cada procedimento e, assim, Rogério acredita que a inovação possibilita até cinco vezes mais entendimento por parte do paciente. Segundo ele,“a receita é organizada em horários e pictogramas”, com uma linguagem totalmente acessível. Em vez de ‘uso contínuo’, por exemplo, o paciente lerá “tomar todos os dias”.

O aplicativo está sendo usado experimentalmente no Ambulatório de Cardiologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Ele foi um dos seis projetos finalistas do laboratório Social Good Brasil, que ajuda a viabilizar iniciativas que usam as tecnologias e novas mídias para melhorar o mundo, ficando na segunda colocação.

2 - Netfarma Acha



Em outubro de 2015 abordamos este tema na matéria “Como é sua letra, Doutor?”, destacando a existência do aplicativo Netfarma Acha, lançado em janeiro de 2014 pela Netfarmamaior farmácia on line do Brasil, com o objetivo de facilitar a vida dos pacientes ao proporcionar o reconhecimento de letras pouco legíveis. O software está disponível para smartphones com sistemas operacionais iOS (Apple) eAndroid (Google). Saiba mais sobre o aplicativo aqui.
Fonte Pro.Doctor

Comentários