6 hábitos para ter depois do câncer

O site da Cleveland Clinic, um dos hospitais mais importantes dos Estados Unidos, pediu para o oncologista Dale Shepard fazer uma lista com seis resoluções importantes para pessoas que já enfrentaram o câncer. Veja a seguir:
1. DIETA SAUDÁVEL, EXERCÍCIO E UMA BOA NOITE DE SONO
Comer alimentos não processados, movimentar o corpo e descansar o suficiente é importante para seu bem estar físico e mental. Esses hábitos também podem fazer com que achance de recidiva diminua, e mesmo que o tumor reapareça, tais práticas podem fazer com que você consiga aguentar melhor o tratamento.

E esses três fatores precisam andar juntos – não adianta se exercitar mas não dormir o suficiente e vice versa!

2. SER VOLUNTÁRIO E AJUDAR OS OUTROS
Agora que você conseguiu vencer o câncer, compartilhe seus conhecimentos e ajude quem está passando pelo  mesmo problema. Isso significa conversar com alguém que acabou de receber o diagnóstico ou está passando pela fase de tratamentos. Agir assim pode levá-lo a compreender melhor suas experiências e de quebra ainda colher os frutos de servir de inspiração para quem está passando por essa situação.
Ajudar outras pessoas também é uma forma de se ajudar.

3. NÃO ESQUECER SEU ONCOLOGISTA
Depois de concluir o processo quimioterápico, é compreensível que o paciente se sintacansado de fazer exames de sangue, tomografias e ressonâncias magnéticas. Na verdade, o que a gente mais quer é ficar longe disso tudo, né?! Mas é MUITO importante manter consultas de rotina com seu onco – essas visitas podem  tanto ajudar a detectar uma possível recidiva (e, nesses casos, o quanto antes começar o tratamento, melhor) quanto manter você seguro e longe das paranoias pós tratamento – como já falamos aqui no blog.
4. FAZER EXAMES DE ROTINA
Você viu seu oncologista frequentemente durante o tratamento e agora está curado. Entretanto, é importante se certificar que o resto da sua saúde também receba a mesma atenção. Uma visita anual a um médico de família ou clínico geral pode ajudar. Se você quiser ter certeza de que está em boas mãos, peça ao seu oncologista indicação para outras especialidades médicas.

É também muito importante que você tenha um bom relacionamento com seu médico – confiança e alguma intimidade para você falar sobre tudo o que sente são fundamentais para você se sentir seguro durante e após o tratamento.

5. FAZER EXAMES DE RASTREAMENTO
Infelizmente, não é porque você se curou de um câncer que virou um homem de ferro imune a qualquer malCuide de sua saúde de forma global e fique atento aos sinais que seu corpo dá. Nada melhor do que se conhecer bem para conseguir detectar qualquer sintoma ou sensação diferente.
6. LEMBRAR DE APROVEITAR A VIDA
Tire tempo para aprender um novo hobby, viajar, aprender novas habilidades e também não fazer absolutamente NADA. Não se esqueça de tudo o que você passou – de que adianta ganhar muita grana trabalhando se você não aproveita seu tempo e sua saúde?! Você merece ser feliz HOJE, e não só em um futuro distante, ok?! 

Cada pequena vitória é uma vitória inteira – não desperdice a chance de ser feliz com o que você já tem.
 Fonte: O site da Cleveland Clini