Brasileira de 22 anos cria utensílio que dão maior autonomia para pessoas com artrite reumatoide


Untitled


POSTED ON
Aos 22 anos, a designer de produto Raisa Andrade é finalista de um dos mais importantes prêmios na área, o Salão Design 2016 na categoria “Acessórios Domésticos”.
A príncipio, a ideia dela pode parecer comum, mas todos os utensílios da coleção desenvolvida por ela visa ajudar pessoas com necessidades especiais e a inspiração para isso foi sua mãe, Mirtz Ferreira de Andrade, que é portadora de artrite reumática há 40 anos.
“O meu objetivo era facilitar ações do cotidiano, prolongar a independência física e tudo isso de forma segura. Eu não queria criar algo que fosse exclusivo para uma pessoa portadora de deficiência, mas sim que todos pudessem se beneficiar daquele produto, tendo artrite, outra doença ou nenhuma”, explica Raisa em entrevista ao site IED.
Estima-se que a população mundial adulta portadora de artrite reumatoide seja de cerca de 72 milhões de pessoas, e no Brasil, 2 milhões de pessoas, ou seja, é um nicho que merece atenção.
“O material deveria ser o mais leve possível, para que o usuário aguentasse transportar a panela com alimento dentro de modo seguro, prevenindo acidentes e lesões maiores nas articulações, e ter a menor aderência dos alimentos, para facilitar no momento da limpeza”, conta a jovem.
Chamada Alexis, o projeto nasceu em sua conclusão de curso na IED e também foi finalista do Prêmio Museu da Casa Brasileira no ano passado. “Derivado de alexo, cujo o significado é “ajudar” em latim, o nome Alexis significa “aquele que ajuda”. E esse é o real objetivo do projeto: ajudar”.
Quando questionada sobre o futuro Raisa responde: “A maior conquista no momento seria ver meu projeto ALEXIS no mercado ajudando muitas pessoas e transformando o jeito convencional de cozinhar. Além disso, estou inaugurando a Geometric Home, e em paralelo irei fazer um curso de cenografia para entrar nesse nicho do mercado”.
4350-UTENSÍLIOS-ALEXIS
11381858_869762053117017_1380777623_n
premio_salao_design_noticia
premio_salao_design
Fonte: IED
- See more at: http://razoesparaacreditar.com/design/brasileira-22-anos-colecao-utensilios-autonomia-artrite-reumatoide/#sthash.68JNcG3t.dpuf

Comentários