CONHEÇA OS SINTOMAS DO CÂNCER DE OVÁRIO 17 dez 2015/Flavia Flores/0 Comentários

Considerado o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado, o câncer de ovário é temido entre todas as mulheres. Isso por que a maioria dos tumores malignos de ovário só se manifesta em estágio avançado, além de ser o mais letal, embora seja menos frequente que o câncer de colo do útero.
O câncer de ovário pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas acomete principalmente as mulheres acima de 40 anos, são tumores de crescimento lento com sintomas que levam algum tempo para se manifestarem. O quadro clínico não é muito específico e pode se manifestar com dor abdominal difusa, isto é, que se espalha por várias direções, constipação, aumento de volume do abdome e desconforto digestivo ou dispepsia.
Existem três tipos principais de tumores de ovário:
Tumores Epiteliais – Começam a partir das células que cobrem a superfície externa do ovário. A maioria dos tumores ovarianos são de células epiteliais.
Tumores de Células Germinativas – Começam a partir das células que produzem os óvulos.

Tumores Estromais –
 Começam a partir de células que formam o ovário e que produzem os hormônios femininos; estrogênio e progesterona.
A maioria destes tumores é benigna e não se dissemina para além do ovário. Os tumores benignos podem ser tratados mediante a remoção de um dos ovários ou a parte do ovário que contém o tumor.
O câncer de ovário pode causar vários sinais e sintomas. Entretanto, é mais frequente o aparecimento de sintomas quando a doença se disseminou para outros órgãos. Os sintomas mais comuns incluem:
– Dor pélvica e/ou inchaço abdominal.
– Dificuldade na alimentação ou sensação de plenitude.
– Necessidade urgente e frequente de urinar.
Estes sintomas são também comumente causados tanto por outras doenças não cancerígenas como por outros tipos de câncer. Quando são causados ​​pelo câncer de ovário, tendem a ser persistentes, por exemplo, ocorrem com mais frequência ou são mais severos. Se uma mulher apresentar estes sintomas quase que diariamente por mais de algumas semanas, deve consultar seu médico, de preferência um ginecologista.
Outros sintomas do câncer de ovário podem incluir:
– Fadiga.
– Dor de estômago.
– Dor nas costas.
– Dor durante a relação sexual.
– Constipação.
– Mudanças no funcionamento do intestino.
– Alterações menstruais.
– Inchaço abdominal com perda de peso.
É muito importante ficar atenta a qualquer alteração e procurar um médico o quanto antes.
Fonte: Bonde

Comentários