CAMPANHA DEZEMBRO LARANJA

Começa nesta terça-feira (1º) a campanha Dezembro Laranja para alertar para os perigos da exposição excessiva ao sol e combater o câncer de pele. Segundo o dermatologista Otávio Lopes, a Paraíba tem uma incidência de cerca de 1.500 casos de câncer de pele com notificação hospitalar por ano. O número é ainda maior em relação aos que são tratados ambulatorialmente, de 10 mil a 12 mil por ano. A campanha é realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O principal fator causador do câncer de pele é o excesso de exposição à radiação solar, conforme explicou o médico. “Quando a exposição foi maior que 15 minutos, principalmente depois das 9h e antes das 15h, é necessário usar mecanismos de fotoproteção, como roupas, chapéus, ficar embaixo de uma sombrinha e, sobretudo, usar bloqueador solar”, recomendou.
O dermatologista destaca que os cuidados devem ser tomados o mais cedo possível, principalmente com crianças e adolescentes. “Cerca de 80% da radiação solar que tomamos durante a vida toda é durante as duas primeiras décadas. Portanto, temos que conscientizar o uso do bloqueador solar para protegê-los”, disse.
Ainda há o grupo de pessoas que têm maior facilidade de desenvolver o tumor. São elas as pessoas que têm fragilidade genética, ou seja, que têm casos da doença na família, e pessoas com cor da pele clara, que se queimam com facilidade. O médico também mencionou as pessoas com olhos claros e cabelos ruivos, que estão mais propensas a desenvolver o câncer.
Otávio Lopes ressalta que a radiação solar é perigosa para o brasileiro em qualquer estação do ano. “No Nordeste, é ainda mais intenso. Mesmo no inverno, os níveis de radiação solar são muito altos e podem trazer queimaduras”, destacou.
Fonte: G1

Comentários