SBU ALTERA IDADE MÍNIMA PARA EXAME DE PRÓSTATA

A IDADE MÍNIMA PARA EXAME DE PRÓSTATA

Male penis anatomy janullaA Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lançou novas diretrizes para a realização do exame de próstata. Entre as recomendações está o aumento da idade para diagnóstico precoce do câncer de próstata: 45 anos para homens com casos da doença na família ou negros e 50 anos para os demais. Antes a recomendação era de, respectivamente, 40 e 45 anos.
“Essa mudança é uma tendência mundial. É baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos”, afirma o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi. Segundo a entidade, a resolução também deve diminuir o excesso de diagnósticos de tumores pouco agressivos, que leva a tratamentos desnecessários.
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de tumor e se ele é maligno. Em caso positivo, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para determinar o tamanho do tumor e a presença ou não de metástases.
A nova orientação será anunciada no 34º Congresso Brasileiro de Urologia, que começa no dia 16 deste mês, durante o lançamento de um livro que vai nortear a prática de exames de próstata no país.



Doutor Drauzio Varella

Comentários