Presidente do Lado a Lado destaca papel da mulher no Novembro Azul

O objetivo da campanha é transmitir a mensagem de que cuidar da saúde também é coisa de homem
Por Da Redação - 
Presidente do Lado a Lado destaca papel da mulher no Novembro Azul
"Acreditamos que seja a mulher quem decida esse jogo”, afirma Marlene Oliveira, em entrevista à Rádio Bandeirantes


O Novembro Azul é dedicado à conscientização dos homens sobre o câncer de próstata e sobre a importância do cuidado com a saúde. Nesta missão, a campanha conta com um aliado fundamental: as mulheres.
“Acreditamos que seja a mulher quem decida esse jogo. É ela quem tenta o tempo inteiro convencer o homem a procurar algum serviço médico, é ela que incentiva a agendar uma consulta, fazendo com que o homem tenha um pouquinho mais de consciência e vá ao médico”, afirma Marlene Oliveira, presidente do Lado a Lado, sobre o papel da mulher no Novembro Brasil, em entrevista transmitida ao vivo pelo programa Manhã Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes, durante ação no Masp, em São Paulo. 
Para Marlene, essa resistência do público masculino em visitar o serviço médico com maior frequência é uma questão cultural. “Nós, mulheres, a partir dos 12, 13 anos, sabemos que precisamos fazer exames periódicos, e o homem não. Então essa campanha vem levar essa informação, da importância do homem cuidar da sua saúde”, comenta. 
Embora o Novembro Azul dê destaque ao câncer de próstata, a presidente do Lado a Lado, idealizador da campanha, lembra que o objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção quando o assunto é saúde, no seu sentido mais amplo. “O homem não é só a próstata. Falar sobre a saúde deles envolve tudo, por isso prevenção pode começar desde cedo”, convida. 
Especificamente sobre ao câncer de próstata, Marlene afirma que o preconceito ainda é uma realidade e dá um recado aos homens acima dos 50 anos, idade a partir da qual é recomendada a realização de exames preventivos. “O exame de toque retal dura menos de 15 segundos e pode salvar uma vida. Então, homens, deixem esse receio de lado”, reforça. 
Novembro Azul
O Novembro Azul é uma iniciativa e realização do Instituto Lado a Lado pela Vida que, pelo quarto ano consecutivo, realiza ações em todo Brasil com intuito de orientar a população masculina a cuidar da saúde e procurar o médico com mais frequência. A programação prevê a realização de Circuitos da Saúde, palestras em empresas, ações em estradas, estádios e locais públicos de grande circulação, além da iluminação de vários monumentos de azul.

Comentários