Alerta Novembro Azul

Share Button
materia blogNovembro vai chegando e com ele bate a porta mais uma campanha de prevenção contra o câncer. Dessa vez o recado é apenas para os homens. Estamos falando do câncer de próstata.
Atualmente os dados da doença ainda são alarmantes. Segundo a IPCC (Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata, sigla em inglês), 47% dos homens que tem câncer de próstata em estado avançado não conhecem ou não se importam com os sintomas. No Brasil, um estudo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que  51% dos homens nunca consultaram um Urologista. A parte boa é que, felizmente,  quando diagnosticado no início, as chances de cura beiram 90%.
Ainda há um longo caminho para ser percorrido, principalmente ao que diz respeito a conscientização. Sobre avanços médicos, hoje em dia é possível avaliar a agressividade da doença e determinar o melhor tratamento para cada caso. Algumas vezes, nem é preciso retirar o tumor, quando ele é avaliado de baixo risco, pode-se apenas acompanhar a evolução.
Confira alguns fatores de risco para estar atento:
Idade (a maioria dos casos acometem homens a partir de 65 anos)
Histórico familiar
Cor de pele (maior incidência em negros)
Alimentação inadequada
Sedentarismo
Obesidade
Via: Jornal do Brasil e Meio Norte

Comentários