Novembro Azul conscientiza sobre o câncer de próstata


Novembro Azul conscientiza sobre o câncer de próstata
Durante todo o período da campanha em 2012, 200 mil pessoas foram alcançadas em diversas praças do Brasil
Novembro se tornou um período especial para falar sobre a saúde do homem, desde que foi institucionalizado como o mês do combate ao câncer de próstata. Essa iniciativa, além de ser uma responsabilidade social, se faz necessária já que os dados a respeito do câncer de próstata no Brasil e a negligência masculina em relação aos cuidados com a saúde são alarmantes. Hoje, sabe-se que, quando detectado precocemente, 90% dos casos da doença têm grandes chances de cura e aumento de sobrevida.
Apesar de os números do câncer de próstata serem preocupantes no Brasil, não é fácil alcançar o público masculino, especialmente no que se refere à saúde. O Instituto Lado a Lado pela Vida foi pioneiro em abordar a questão do câncer de próstata no Brasil. Em 2008, lançou a Campanha "Um Toque, Um Drible", composta de ações que disseminam informações sobre o câncer de próstata e conscientizam homens, mulheres e jovens para que a questão da saúde masculina seja um processo construído ao longo da vida.
Essas medidas foram tomadas como forma de reverter o quadro expressado por uma pesquisa realizada no mês de maio de 2013 pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que revelou que 47% dos homens entrevistados nunca fizeram o exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata, engrossando o número de possíveis acometidos pela doença, que atinge todos os anos no Brasil cerca de 60 mil homens.

Novembro Azul

Uma das ações da Campanha "Um Toque, um Drible" é o "Novembro Azul", que tem foco na informação e na prevenção. O objetivo é mudar hábitos e quebrar paradigmas, como o medo que o homem tem de ir ao urologista e se submeter ao exame de toque. O público-alvo do movimento são homens a partir de 45 anos de idade e grupos de participação ativa no processo de prevenção e cuidados, como família, parceiros e comunidade.
Neste ano, o Movimento conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Urologia, da Fundação José Silveira e do Instituto Eco D, além de diversos apoiadores.

Site exclusivo

O site da Campanha Um Toque, Um Drible apresenta divulgação constante de conteúdos exclusivos sobre o câncer de próstata, que envolvem as novidades com relação a tratamentos, prevenção, fatores de risco, dados estatísticos, entrevistas com médicos e descobertas recentes da medicina. No mês de novembro, toda a comunicação do site será desenvolvida exclusivamente para o "Novembro Azul".

Vídeo

Especialmente para o Novembro Azul, foi produzido um vídeo de 2:48 com um depoimento de um paciente acometido pelo câncer de próstata. O objetivo de tal ação foi humanizar a doença. O material foi divulgado nas fanpages do Instituto Lado a Lado pela Vida, do Novembro Azul e do Um Toque, Um Drible.

A ação 

Durante todo o período da campanha, 200 mil pessoas foram alcançadas em diversas praças do Brasil. Nas ações presenciais, os locais escolhidos foram estratégicos para a população tirar dúvidas e conhecer mais sobre o câncer de próstata, assim como as formas de prevenção e tratamento. O objetivo foi, também, desmistificar o exame de toque e contribuir para o fim do preconceito sobre a sua realização, tão importante para a detecção precoce da doença, que interfere diretamente na qualidade de vida do paciente.
  • 200 mil pessoas impactadas nas ações presenciais;
  • 65.938 pessoas alcançadas através das mídias sociais;
  • 20 inserções de mídia espontânea.
  • Fonte: Lado a Lado pela Vida.

Comentários