Médico defende que mulheres tenham licença menstrual no trabalho

Ser mulher é bastante complicado, principalmente devido às violências vividas no cotidiano e por aspectos biológicos que não são levados em conta. Um exemplo disso é a menstruação, que todo mês altera o corpo feminino e causa TPM, inchaço, dores de cabeça e cólicas. Mesmo com os incômodos deste período, as mulheres têm que viver as atividades do dia a dia normalmente, como trabalhar e estudar.
Pensando nisso, o ginecologista inglês Gedis Grudzinskas idealizou uma campanha que defende a criação da "licença menstrual" em todo o mundo. Em entrevista ao jornal britânico 'Daily Mail', o médico afirma que após estudar muito o corpo feminino, ele acha que a mulher renderia mais no trabalho se pudesse tirar folgas nos dias em que está menstruada.
ruigsantos/Stock
ruigsantos/Stock
O médico defende a criação da licença menstrual para mulheres
A proposta do especialista funcionaria da seguinte maneira: todo mês, a mulher teria direito a uma licença no período em que estiver menstruada e os dias de folga seriam remunerados. "Quando você está com cólicas, é impossível ter o mesmo desempenho no trabalho de um dia em que você não esteja sentindo dores", diz Grudzinskas.
De acordo com ele, a mudança também seria benéfica para os empregadores, já que "aumentaria a motivação e a produtividade das mulheres" e as deixaria "mais felizes e confortáveis com o ambiente de trabalho, o que é algo positivo".
A medida já existe em alguns países, como a Indonésia, onde as mulheres têm dois dias por mês de licença remunerada, e no Japão, em que as funcionárias também podem ficar em casa nos dias incômodos. Para quem acha que isso é uma "regalia feminina", o ginecologista garante: "As mulheres não devem se envergonhar da licença. Se os homens sentissem metade da dor que algumas meninas sentem no período menstrual, também gostariam de ter um dia de folga".

Comentários