Hospital faz diagnóstico de câncer por e-mail

email_icon
Barretos, referência no tratamento, recebe fotos para uma primeira avaliação da doença de pele
Hospital do Câncer de Barretos conta agora com uma novidade no diagnóstico do câncer de pele. A descoberta da doença pode ser feita à distância, apenas com uma foto enviada por e-mail.
Enfermeiros e responsáveis pela rede de saúde de outras cidades são convidados a fazer um treinamento de três dias em nossa unidade para que possam iniciar o trabalho em suas cidades. Aqui, eles aprendem, inclusive, como tirar a foto corretamente”, disse o médico Carlos Eduardo Goulart Silveira, responsável pelo Instituto de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos.
De acordo com o médico, essa medida foi tomada devido à escassez de especialistas em diversas regiões do país. “Há cidades com um déficit lamentável de profissionais disponíveis para atender a população. O correto seria que um médico atendesse 250 pessoas no máximo, mas a realidade mostra que, em determinadas cidades, um médico tem de atender mais de nove mil pessoas.”
O hospital recebe as fotos sem nenhum tipo de custo. A resposta é dada no mesmo dia do envio. Caso seja detectada alguma possível evidência de câncer, a pessoa é convocada para ir até Barretos passar por uma avaliação presencial, também gratuita. “Se forem encontradas características de uma lesão maligna, nós oferecemos uma consulta na mesma semana para que o diagnóstico seja concluído”, disse o médico.
Segundo o especialista, a taxa de concordância entre os exames feitos pessoalmente e os por meio da fotografia chegou aos 85%. “Além de ser um índice de diagnóstico alto, o paciente ainda tem o privilégio de só se deslocar até Barretos se for necessário”, diz.
Desde a implantação desse sistema de diagnóstico, mais de 900 fotos foram analisadas. Neste ano, 50 pessoas foram detectadas com a doença e seguem em tratamento no hospital.
Além das cidades da região de Barretos, como Colina, Bebedouro, Viradouro e Guaraci, outros 200 profissionais já foram treinados nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Pará. “A intenção é de que todas as regiões do Brasil tenham pessoas preparadas para esse sistema”, disse o médico.
O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum em todo o mundo, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer). Até o fim do ano, mais 130 mil pessoas serão diagnosticadas com a doença.
Fonte: Rede Bom Dia

Comentários