CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

A campanha “Novembro Azul” teve início dia 1º com o objetivo conscientizar a população masculina sobre prevenção e perigos do câncer de próstata, em Manaus. Segundo o médico urologista Anoar Samad, cerca de 7% dos homens em todo o Brasil têm câncer de próstata. Ele alerta que a doença pode ter 80% de cura se diagnosticada de forma precoce.
Samad destacou que homens com idade acima de 50 anos devem seguir a orientação para fazer os exames de rotina. A recomendação, porém, deve ser feita mais cedo se o paciente tiver histórico da doença na família.
“O objetivo de qualquer campanha, de qualquer tipo de câncer, é você fazer o diagnóstico precoce, descobrir a doença no início. No câncer de próstata, o tratamento e radioterapia têm acima de 80% de chance de cura da doença”, disse.
Números do câncer de próstata ainda são altos por tabu com exame (Foto: Rede Globo)Números do câncer de próstata ainda são altos
por tabu com exame (Foto: Rede Globo)
O médico explicou que o principal fator de risco é a hereditariedade. “Se o homem teve um pai, um tio com câncer de próstata, ele tem três vezes mais chance de desenvolver a doença. Então, sem dúvida um o fator de risco comprovado que aumenta muito a chance de um homem ter câncer de próstata é a hereditariedade”, observou.
A doença pode ser diagnosticada por meio do toque retal e de exame de sangue específico – dosagem sérica do PSA, que deve ser feito uma vez por ano. “O câncer de próstata é assintomático. Agora, quando o câncer espalha, se espalha para os órgãos, ele pode vir a ter dor óssea, dores pelo corpo, mas câncer de próstata, no início da doença não dá sintoma algum”, disse.
Anoar Samad disse que a Campanha Novembro Azul é realizada todos os anos para orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. Ao longo de todo o mês diversas ações serão realizadas, estimulando a procura pelos serviços de saúde e a realização dos exames preventivos.
Info Próstata Câncer 3 (Foto: Arte / G1)
Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Estatísticas
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.
Fonte: G1

Comentários