Outubro Rosa: esse também é um alerta para eles

Foto: Reprodução



Aproximadamente a cada mil mulheres com câncer de mama, um homem desenvolve a doença. Apesar de raro, a possibilidade é real e eles também devem estar atentos aos sintomas – que são os mesmos sentidos pelas mulheres -. Como a maioria dos homens ignora os alertas iniciais, neles o câncer costuma ser descoberto mais tardiamente e, por isso, costuma ser mais agressivo.
Maurício Tavares, professor de 59 anos, foi um paciente que se tratou da doença. Apesar da desinformação que permeia sobre o tema, ele teve um diagnóstico rápido. Sentiu um nódulo duro em seu seio esquerdo e, depois de pesquisar na internet, desconfiou que se tratava de um câncer de mama. A confirmação veio mais tarde quando a biópsia identificou a doença no estágio inicial.
O tumor foi retirado com urgência e, depois, o tratamento continuou com quimioterapia. Além do câncer, o período foi de cuidado com a diabetes, doença com a qual Maurício já convivia há 30 anos. No começo, ele conta que o sentimento predominante era o medo. Mas, passado o tratamento, ele busca o humor para lidar melhor com a experiência.
Ele brinca: “Meu cabelo não caiu, mas era o que eu tinha mais medo, porque tenho um cabeção e não ia ficar bom careca”
Via: UOL


















Comentários