Femama realiza a 8ª edição do Outubro Rosa




Neste mês, a Federação Brasileira de InstituiçõesFilantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) promove a 8ª edição do OutubroRosa, campanha mundial de combate ao câncer de mama. A iniciativa foi trazidapara o Brasil de forma organizada em 2008 pela Federação, quando o CristoRedentor foi iluminado pela primeira vez e diversas iniciativas passaram aocorrer simultaneamente no país através da rede de instituições associadas àFemama. A cada ano, a Femama segue promovendo uma série de ações de combate aocâncer de mama, em conjunto com importantes parceiros e com suas instituiçõesfilantrópicas associadas em todo o Brasil.

As ações tiveram início na última quarta-feira, dia 30 desetembro, com o Seminário “Principais Tipos de Câncer entre as Mulheres”,organizado pela Secretaria da Mulher da Câmera dos Deputados, na Câmara dosDeputados em Brasília (DF). O evento marcou a abertura do Outubro Rosa noCongresso Nacional e contou com a presença da presidente voluntária da Femama emédica mastologista, dra. Maira Caleffi, que falou sobre câncer de mama.

Na edição deste ano, o tema do Outubro Rosa da Femama será“Para Todas as Marias”, campanha lançada pela Federação, que luta por acessoaos tratamentos adequados do câncer de mama metastático no País. “Duas mulherescom câncer de mama podem possuir células cancerígenas muito diferentes entre sie necessitar de terapias específicas para o seu tipo de doença para obter umresultado mais eficaz. Tratamentos adequados podem prolongar o tempo de vida egarantir maior qualidade de vida para pacientes com câncer de mama metastático.É fundamental que as pacientes usufruam desses avanços da medicina em seutratamento.”, afirma a presidente da Femama, Dra. Maira Caleffi.




Para Todas as Marias

A campanha “Para Todas as Marias” luta para que as pacientescom câncer de mama metastático tenham acesso aos tratamentos mais eficientespara o seu tipo de tumor pelo SUS. Apesar dos avanços da medicina, nenhumtratamento novo para câncer de mama metastático é inserido na rede pública hámais de uma década. A campanha visa conscientizar a sociedade em geral eprincipalmente os gestores da rede pública de saúde sobre a importância destacausa, assim como a urgência por melhorias. Para mais informações, consultewww.paratodasasmarias.com.br.




Câncer de mama metastático

Câncer de mama metastático é o câncer de mama que atingiuoutros órgãos do corpo, mais frequentemente os ossos, os pulmões, o fígado ou océrebro. Pode ser descoberto no primeiro diagnóstico ou ocorrer meses ou anosapós o tratamento para o câncer de mama em estágios anteriores. O foco dotratamento da doença neste estágio é o controle da doença e a manutenção daqualidade de vida da paciente.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre asbrasileiras, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma. São esperadosmais de 57 mil novos casos da doença, no Brasil, só em 2015, e cerca de metadedos casos diagnosticados entre as usuárias do SUS já está em estágio avançado,ou seja, já é metastático ou encontra-se no estágio imediatamente anterior.

Uma pesquisa global intitulada de “Conte-nos, Conheça-nos,Junte-se a Nós” foi realizada no ano de 2013, em 12 países – incluindo o Brasil– com mais de 1.200 mulheres com câncer de mama avançado.

O estudo apontou que mais de 60% das brasileiras afirmam queo câncer de mama avançado interfere em seu trabalho de forma a reduzir sua rendae mais de 80% das brasileiras declaram ter sua qualidade de vida comprometidapor conta da doença. “Receber o diagnóstico do câncer de mama é devastador paraa mulher, mas na fase metastática o impacto é ainda maior e a urgência por umtratamento eficiente também”, comenta a presidente voluntária da Femama, dra.Maira Caleffi.

Ações pelo País

As ações do Outubro Rosa se desdobrarão por vários estadosdo País, promovidas pelas instituições associadas à Femama. Caminhadas,exposições, palestras, iluminação de prédios públicos serão algumas dasiniciativas que terão como objetivo a conscientização sobre a doença e sobre osdireitos dos pacientes.


Entre os próximos eventos confirmados com a participaçãodireta da Femama, estão:

Iluminação do Cristo Redentor – 05/10

A FEMAMA apoia a Fundação Laço Rosa e Américas Amigas nailuminação do Cristo Redentor, buscando despertar a atenção para a saúde damama.

A cerimônia de iluminação do Cristo Redentor está agendadapara 05/10, às 18h, no Rio de Janeiro (RJ).

Ciclo de Debates sobre Câncer de Mama para Parlamentares daBahia – 19/10

Como parte de um projeto que se desenvolve em diferentesestados brasileiros, a Femama realizará no mês de Outubro a edição da Bahia doI Ciclo de Debates sobre Câncer de Mama para Parlamentares. O objetivo doencontro é trazer informações sobre o câncer de mama metastático aosparlamentares, incentivando que estes busquem alternativas que facilitem aimplementação de políticas públicas para melhorar o acesso ao tratamento adequadoda doença no país.

19/10, 9h30, Assembleia Legislativa da Bahia, Salvador (BA).




Ações de parceiros

- A Anna Pegova doará à Femama parte do valor obtido com asvendas do produto Crème Telo Structure Age Reverse, lançamento da marca;

- A Azul Linhas Aéreas apoia o Outubro Rosa através deparceria com a Femama para subsídio de passagens aéreas para projetos e eventosrealizados pela Federação;

- A Cless, marca de cosméticos, reverterá parte do valor davenda dos produtos para cabelo Spray de Brilho Gloss Charming e do Hair SprayCare Liss para a FEMAMA;

- A Condor vai trabalhar com embalagens temáticas einformativas da campanha Para Todas as Marias para kits de beleza, higiene elimpeza durante o Outubro Rosa e doará parte do valor arrecadado com a comercializaçãodesses itens para a Femama;

- A Curves incentiva as cem filiais da academia para arealização de caminhadas em suas cidades. Parte do valor arrecado com a vendade camisetas será revertido para a FEMAMA;

- O Instituto Avon, como parte da campanha Avon Contra oCâncer de Mama, confeccionará materiais educativos com informações paraconscientização para a doença. Esses materiais serão disponibilizados a algumasinstituições associadas à Femama para fortalecer as ações locais;

- O artista plástico Rafael Sanches lançou um leilão de umquadro especialmente criado para o Outubro Rosa. O valor integral do leilãoserá revertido para a Femama;

- O Polen, empresa de inovação social, oferecerá parceria emduas ações digitais. A primeira reverterá parte de vendas online de seusparceiros para a Femama. E a segunda transformará fotos compartilhadas em seuaplicativo em doações.

- A Roxy, marca de vestuário feminino, promove divulgação deinformações sobre o Outubro Rosa e câncer de mama junto à Femama;

- A Tintas Coral, por meio do projeto socioambiental “Tudode cor para você”, dá continuidade à ação que renovará a fachada de ONGsassociadas à Femama.



- A FEMAMA disponibiliza layout de materiais gráficos paraparceiros que tenham interesse em aderir à campanha com produção local(banners, folder, botton, adesivo, etc.), além de fornecer informações sobre acampanha no site www.paratodasasmarias.com.br.

Comentários