Um em cada seis homens terá câncer de próstata

Share Button

urologista
São esperados cerca de 68 mil novos casos de câncer de próstata neste ano somente no Brasil. Mais uma razão para que o homem se conscientize de que é preciso ir ao médico com maior frequência.

Os homens já aceitam fazer as unhas, receber intervenções cosméticas e até encaram cirurgias plásticas. Por outro lado, eles ainda são pouco ou quase nada receptivos aos tratamentos de saúde. O resultado disso é uma população masculina contemporânea com um visual até mais bonito, porém que continua a fazer parte de tristes estatísticas. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), os homens hoje vivem oito anos a menos do que as mulheres, reúnem o dobro de casos de mortes cardíacas comparado ao sexo feminino, fumam estatisticamente quase 10% a mais do que elas e nem sequer diagnosticam cânceres letais, como o de pulmão e próstata.

Neste Dia do Urologista, a SBU faz um alerta aos homens, pois ainda é pequena a procura para a realização de exames que diagnosticam o câncer de próstata no estágio inicial, seja por vergonha ou, simplemente, por puro preconceito. O que a maioria desconhece é que esse tipo de câncer, que é o mais incidente na população masculina, se diagnosticado logo na fase inicial, tem grandes possibilidades de cura.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) calcula cerca de 68.800 mil novos casos de câncer de próstata neste ano somente no Brasil. Esses valores correspondem a um risco estimado de 70,42 casos novos a cada 100 mil homens. Na região Norte são 30,16/ 100 mil casos e, no Pará, especificamente, esta taxa é de 25,09 casos a cada 100 mil homens. Mais uma razão para que o homem se conscientize de que é preciso fazer exames de diagnóstico precoce e ir ao médico com maior frequência. No Brasil, a doença é responsável por 6% do total de óbitos de homens.
Rastreamento – Conforme o urologista João Frederico Andrade, do Hospital HSM – Centro Avançado de Oncologia, o câncer de próstata acomete homens principalmente a partir dos 60 anos, sendo menos frequente entre os 40 e 60 anos e raro abaixo dos 40. Segundo o especialista, não existe nada que comprove a causa direta para o aparecimento do adenocarcinoma prostático, mas a hereditariedade é fator de risco elevado. “Também não existe associação com álcool, fumo, hipertensão, diabetes. O câncer de próstata é assintomático nas fases iniciais. Quando apresenta sintomas é em fase tardia de metástase óssea, obstrução urinária e insuficiência renal. Esse é o grande motivo do rastreamento precoce, pois o diagnóstico em fase inicial tem mais de 90% de chances de cura”, afirma o médico.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que seja feito o rastreamento precoce de câncer de próstata a partir dos 40 anos com exame físico (toque retal), PSA – exame de sangue que detecta a dosagem de antígeno prostático específico no organismo – e ultrassonografia da próstata. “Se houver alteração no PSA ou no toque retal deve ser indicado com biópsia transretal da próstata para confirmação do diagnóstico”, orienta o especialista.
 Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia

Comentários