Um banco bem diferente

Um banco bem diferente entrou em funcionamento no país em maio. Sem qualquer transação financeira, ele atende demandas de mulheres em tratamento do câncer. Tendo como embaixadora a escritora e idealizadora do projeto Quimioterapia e Beleza,​ Flávia Flores, com patrocínio do Grupo Oncologia D'Or, a iniciativa envia acessórios gratuitamente para mulheres que perderam os cabelos temporariamente em decorrência da quimioterapia.
Mas a proposta não para por aí. Dentro das caixas personalizadas tão aguardadas em diferentes localidades brasileiras, segue muito mais que uma peça de tecido. ​A equipe liga para as pessoas que desejam doar para aquelas que desejam receber e enviamos solidariedade, apoio e carinho.
Segundo o Dr. Rodrigo Lima, diretor executivo do Grupo Oncologia D'Or, mantenedor do programa, as unidades do Grupo se transformaram em um posto de atendimento fixo para coleta de lenços, que posteriormente são encaminhados à higienização.
Uma vez limpos e embalados, os lenços são armazenados e distribuídos via correio ou pessoalmente, em visita a entidades assistenciais. No Rio de Janeiro as clínicas Oncologistas Associados, Oncotech e Centro de Oncologia Rede D'Or integram a rede. Cerca de 200 peças já foram enviadas e outras 200 entregues à Liga Feminina de Combate ao Câncer.
banco
Márcia de Bodas, de Campo Grande (MS), conheceu o Banco de Lenços Flávia Flores por meio do Facebook e ficou encantada pelo trabalho. "O lenço que recebi é simbólico, funciona como um amuleto - me dá força na hora que mais preciso", conta a paciente em tratamento de um câncer de mama. Regina Gonçalves, moradora de Mairinque (SP), faz coro com a mato-grossense: "É uma força e motivação a mais que recebemos. Estou em tratamento há sete anos. Tenho muita fé que sairei vitoriosa dessa".
Como embaixadora do Banco de Lenços​, acredito e sei que a auto-estima e a amizade são importante​s​ instrumentos no tratamento oncológico, meu projeto leva beleza, onde só se via tristeza e não é apenas no Outubro Rosa que essa ações devem ser feitas, o ano todo a gente tem que se ajudar.
Para receber um lenço, as interessadas devem fazer a solicitação por meio do sitewww.bancodelencos.com.br. Na central, em Brasília, onde as peças chegam após serem higienizadas pela lavanderia Lav Lev (parceria do projeto), é realizada a embalagem e o armazenamento. De lá, são expedidas pelo correio. Para quem deseja doar lenços, o site traz os postos de coleta localizados em Brasília e no Rio de Janeiro. Se a sua empresa quer colaborar com lenços ou de alguma outra forma com o projeto, escreva para: contato@quimioterapiaebeleza.com.br​.


Fonte: Brasilpost

Comentários