Turma de amigos leva amor e atenção para hospitais públicos em Salvador

Voluntários oferecem alimentos e palavras de carinho para acompanhantes de pacientes em hospitais públicos de Salvador
Por Vanessa Silva 
Turma de amigos leva amor e atenção para hospitais públicos em Salvador
"Queremos virar com isso um centro onde possamos dar oportunidade à comunidade carente, profissionalizando e alimentando."
Um grupo formado por 25 pessoas integram a equipe de voluntários do Doutores d' Alma, que oferecem, além comida e materiais para higiene pessoal, uma palavra de amor, carinho e conforto para acompanhantes de pacientes em hospitais públicos de Salvador, na Bahia. A iniciativa atendeu desde dezembro do ano passado, cerca de 2.800 pessoas.
Tudo isso acontece por meio dos "Comboios do Amor", nome que colocaram na ação quando saem nos arredores dos hospitais e oferecem sopa, café, pão e um kit de higiene para os acompanhantes. "O que de fato faz a diferença em nossas ações é o atendimento fraterno no qual procuramos levar amor, ânimo e esperança através de um abraço, um sorriso, uma mensagem escolhida previamente com muito cuidado, e que são distribuídas junto ao alimento", conta Paula Moura, porta-voz e idealizadora do grupo.
A iniciativa começou em dezembro de 2013, quando a tia de Paula esperava por uma internação, num hospital público de Salvador. Durante os dias em que esperava um leito para acomodá-la, Paula viu a ação de um grupo que servia alimentos para os acompanhantes dos pacientes e também para os moradores da região. Comovida, ela tirou fotos e compartilhou as imagens via celular, propondo então uma ação parecida.
Com a rápida aceitação dos amigos, na semana seguinte os voluntários conseguiu realizar o primeiro "Comboio do Amor". A ação aconteceu no dia 14 de dezembro de 2013. Os próprios integrantes do grupo doaram alimentos para que a sopa pudesse ser preparada e servida.
Por meio da divulgação da ação em redes sociais, como Facebook e Instagram, dos próprios idealizadores, outras pessoas se interessaram em participar do grupo. "Queremos abraçar vários projetos. Aumentar o trabalho atual e multiplicar a quantidade de hospitais que atendemos com o crescimento de voluntários e doações. Pretendemos também executar projetos ligados ao desenvolvimento humano com aulas de música, cursos de corte e costura, carpintaria e evangelização”, estima.
O Doutores D'Alma possui 28 contribuintes mensal e com essa ajuda somam cerca de R$1.500, que são usados para custear as despesas dos Comboios do Amor. Além do valor em dinheiro, o grupo recebe dos amigos doações de verduras, materiais descartáveis, ingredientes para a sopa, entre outros.
A equipe conta com um uniforme. As camisetas levam o nome do grupo, Doutores D'Alma.  " A motivação de termos uma identidade veio de uma melhor organização como grupo, apresentação e identificação aonde quer que fôssemos", explica.

Expansão

Os integrantes estão se mobilizando para se transformar em uma ONG, o que poderá facilitar doações de empresas e o grupo poderá oferecer projetos como curso de música para crianças, curso de culinária, informática e outros. "Queremos virar com isso um centro onde possamos dar oportunidade à comunidade carente, profissionalizando e alimentando. Através do nosso exemplo, desejamos disseminar o amor e estender nossos programas para todo o país", conta a idealizadora.
Além das ações que fazem nos hospitais, o grupo quer expandir para orfanatos, asilos e casas de  apoio às pessoas doentes que não têm onde ficar. "Outro objetivo é de termos nossa própria sede, oferecendo cursos e programas de desenvolvimento para as pessoas", finaliza Paula.

Comentários