Tipos de Câncer mais Comuns em Adultos Jovens

Os tipos de cânceres observados em adultos jovens, com idades entre 20 e 39 anos, não são exclusivos para essa faixa etária, mas os mais comuns são diferentes das crianças e idosos.

Os tipos de câncer mais comuns em adultos jovens são:

  • Câncer de Mama

O câncer de mama é raro antes dos 30 anos, se tornando mais comum à medida que as mulheres envelhecem. Entre os adultos jovens, o prognóstico é melhor para os mais velhos, no momento do diagnóstico.

O sinal mais comum do câncer de mama é um nódulo ou massa, muitas vezes rígido e indolor, embora alguns tipos podem ser moles e dolorosos. É frequente que as mulheres jovens apresentem nódulos mamários benignos. Na verdade, quanto mais jovem a mulher, maior a probabilidade de um nódulo mamário ser benigno. Embora a maioria dos nódulos da mama não sejam câncer, existe sempre uma chance de que um nódulo possa ser neoplásico, mesmo em uma mulher mais jovem.

Outros possíveis sinais do câncer de mama incluem dor mamária, espessamento da pele da mama, alterações no mamilo ou vazamento de líquido pelo mamilo.

Independente da idade da mulher, os nódulos mamários e quaisquer outras alterações nas mamas devem ser verificadas para se ter certeza de que não são malignos.

  • Linfomas

Os linfomas começam nas células do sistema imunológico chamadas linfócitos. Este tipo de câncer ataca com mais frequência os gânglios linfáticos e outros tecidos linfoides, como as amígdalas ou timo. Eles também podem afetar a medula óssea e outros órgãos. Podem apresentar sintomas diferentes dependendo da região onde se desenvolvem. Os sintomas mais comuns incluem perda de peso, febre, sudorese, cansaço e aparecimento de nódulos no pescoço, axila ou virilha.

Os tipos principais de linfoma, que podem ocorrem em adultos jovens, são:

Linfoma de Hodgkin (ou Doença de Hodgkin) - É o mais comum em duas faixas etárias: no início da idade adulta (15 a 40 anos) e na idade adulta tardia (após 55 anos). Este tipo de câncer se apresenta de forma similar em todos os grupos etários, o que inclui suas formas de tratamento.

Linfoma Não Hodgkin - É menos comum do que o Linfoma de Hodgkin em adolescentes, mas o risco de linfoma não Hodgkin aumenta com a idade. Existem muitos tipos de linfoma não Hodgkin e alguns dos tipos mais frequentes em adolescentes tendem a se desenvolver mais rapidamente e necessitam de tratamento mais intensivo, no entanto eles respondem melhor ao tratamento do que um linfoma não Hodgkin em idosos.

  • Melanoma

Embora a probabilidade de ocorrer um melanoma seja maior em pessoas idosas, este é um dos tipos de câncer que também é encontrado em pessoas mais jovens. Na verdade, o melanoma é um dos mais comuns em pessoas com menos de 30 anos, especialmente nas mulheres mais jovens. O melanoma hereditário pode ocorrer em pessoas mais jovens.

O sinal de alerta mais importante para o melanoma é uma nova pinta ou uma pinta que muda de tamanho, forma ou cor. Um sinal que parece ser diferente de todos os outros sinais da pele também pode ser um alerta. Se você perceber algum sinal de alerta, consulte um médico imediatamente, para que a causa seja diagnostica e, se necessário, iniciado o tratamento.

A chance de cura de um melanoma geralmente é muito boa se diagnosticado e tratado em estágio inicial. Mas, o diagnóstico tardio torna o tratamento mais difícil.

  • Tumores Ósseos e Sarcomas de Partes Moles

Os sarcomas são cânceres que começam nos tecidos conjuntivos, como músculos, ossos ou células gordurosas. Existem dois tipos principais de sarcoma: sarcomas ósseos e sarcomas de partes moles. Os sarcomas podem se desenvolver em qualquer idade, mas alguns tipos ocorrem com mais frequência em crianças mais velhas e adolescentes.

Sarcoma de Partes Moles - Estes sarcomas podem começar em qualquer parte do corpo, mas muitas vezes se desenvolvem nos braços ou pernas. O rabdomiossarcoma, um câncer que começa nas células que normalmente se transformam em músculos esqueléticos, é mais comum em crianças com menos de 10 anos, mas também pode se desenvolver em adolescentes e adultos jovens. A maioria dos outros tipos de sarcomas de partes moles se tornam mais comuns com a idade. Os sintomas dependem do local onde se iniciam, e podem incluir nódulos, inchaço ou problemas intestinais.

Sarcomas Ósseos - Os dois tipos mais comuns de tumor ósseo: osteossarcoma e sarcoma de Ewing são mais comuns em adolescentes, mas também podem se desenvolver em adultos jovens. Eles muitas vezes causam dor óssea que piora à noite ou com atividade física. Eles também podem causar inchaço na área ao redor do osso.

Osteossarcoma - Esse tipo de sarcoma geralmente começa em áreas de crescimento rápido do osso, como perto das extremidades dos ossos longos das pernas ou braços. Os locais mais comuns para o sarcoma de Ewing se iniciar são os ossos da pelve, parede torácica ou no meio dos ossos longos das pernas.

  • Cânceres do Trato Genital Feminino

A maioria dos casos de câncer de colo do útero é diagnosticada em mulheres com menos de 50 anos. Raramente ocorre em mulheres com menos de 20 anos. A maioria dos casos pode ser detectada precocemente, ou durante exames de rastreamento. As vacinas contra o HPV, o vírus ligado à maioria dos cânceres de colo do útero, também podem ajudar a prevenir a doença. O sintoma mais comum do câncer de colo do útero é o sangramento vaginal anormal.

Em geral, o câncer de ovário é mais comum em mulheres mais velhas, do que em mulheres com menos de 40 anos. Mas alguns tipos de cânceres de ovário, conhecidos como tumores de células germinativas, são mais comuns em adolescentes e mulheres jovens. O câncer de ovário em estágio inicial geralmente não causa sintomas, mas algumas adolescentes e mulheres jovens podem se sentir saciadas após as refeições ou apresentar inchaço abdominal anormal, dor de barriga ou sintomas urinários. Se esses sintomas persistirem mais do que algumas semanas, devem ser investigados por um médico, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

  • Câncer de Tireoide

O risco de câncer de tireoide aumenta com a idade, mas muitas vezes é diagnosticado em pessoas mais jovem do que a maioria dos outros tipos de câncer do adulto. É muito mais comum em mulheres jovens do que em homens jovens.

O sintoma mais comum de câncer de tireoide é um nódulo na parte anterior do pescoço. A maioria dos nódulos da tireoide é benigna, mas é importante investigar para confirmar o diagnóstico. Outros sintomas do câncer de tireoide podem incluir dor ou inchaço no pescoço, dificuldade para respirar ou engolir e rouquidão.

A chance de cura desse tipo de câncer geralmente é muito boa, especialmente em pessoas com menos de 45 anos.

  • Câncer de Testículo

Na maioria das vezes, o câncer de testículo se desenvolve em homens jovens. Cerca de metade dos casos de câncer de testículo ocorre em homens entre 20 e 34 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.

Na maioria das vezes, o primeiro sintoma do câncer de testículo é um nódulo,  aumento de volume ou inchaço. Alguns tumores testiculares podem ser dolorosos, mas a maioria é indolor. É importante que todas as protuberâncias sejam examinadas por um médico o mais rapidamente possível, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Em geral, o prognóstico para o câncer de testículo é muito bom, e a maioria desses cânceres podem ser curados.

  • Câncer Colorretal

O câncer colorretal é muito mais comum em idosos, mas podem ocorrer em qualquer idade. Em adultos jovens, eles são mais propensos a estarem ligados a uma condição genética hereditária, que pode aumentar o risco de desenvolver a doença. Os exames de rastreamento podem, diagnosticar o câncer colorretal precocemente, mas o rastreamento não é recomendado para adultos jovens, a menos que eles tenham fatores de risco conhecidos, como uma condição hereditária.

Os sintomas do câncer colorretal podem incluir hemorragia retal, fezes escuras, alterações nos hábitos intestinais, dor de barriga, perda de apetite e perda de peso.

Entre os adultos jovens, o prognóstico para esse tipo de câncer é melhor do que para os mais idosos, no momento do diagnóstico.

  • Leucemias

As leucemias são cânceres da medula óssea e do sangue. São mais comuns em crianças, mas podem ocorrer em qualquer idade, e, de fato, a maioria das leucemias ocorrem em adultos mais velhos.

A maioria das leucemias em adultos jovens são de crescimento rápido (tipo aguda), como a leucemia linfoide aguda (LLA) e a leucemia mieloide aguda (LMA). As leucemias crônicas não são comuns em jovens, apesar da leucemia mieloide crônica (LMC) ser mais comum a partir dos 30 anos.

A leucemia pode causar dores ósseas e nas articulações, cansaço, fraqueza, palidez, hemorragias ou hematomas, febre, perda de peso e outros sintomas.

O prognóstico para a maioria das leucemias tende a ser melhor para pacientes mais jovens.

  • Tumores Cerebrais e de Medula Espinhal

Existem muitos tipos de tumores cerebrais e da medula espinhal, e o tratamento e prognóstico para cada um é diferente. Em crianças, a maioria dos tumores cerebrais se iniciam na parte inferior do cérebro, como cerebelo ou tronco cerebral. Os adultos são mais propensos a desenvolver tumores nas partes superiores do encéfalo. Os tumores em adolescentes podem ocorrer em qualquer área. Os tumores da medula espinhal são menos comuns do que os tumores cerebrais em todas as faixas etárias.

Os tumores cerebrais podem causar dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla ou embaçada, tonturas, convulsões, dificuldade para andar ou manusear objetos e outros sintomas.
  • Equipe Oncoguia

Comentários