PRISÃO DE VENTRE: NINGUÉM MERECE!

Que quimioterapia é pesado nós sabemos. Náusea e perda de cabelo estão entre os mais conhecidos – e talvez mais temidos – efeitos colaterais que fazem parte. Mas eles não são os únicos (não mesmo!).
Prisão de ventre, intestino preguiçoso, intestino preso ou constipação – chamado de diversos nomes, é um dos efeitos que está presente muitas vezes.
Seja por causa do efeito da medicação, ou porque, com todo o baque da doença, nós nos abalamos e deixamos coisas de lado como a realização de exercício físico (grande aliado dos nossos intestinos) ou dar mais atenção para nossa alimentação. E aí já viu né?
A prisão de ventre é quando o intestino começa a funcionar de maneira mais lenta, e como consequência nos traz a sensação de inchaço, dor, náusea e perda de apetite. Nosso intestino mexe completamente com a gente. E é só todas essas sensações aparecerem que pronto, acaba com nosso autoestima! Nos sentimos estranhas, feias, fracas. Ninguém merece né?
Para acabar com todo essa sensação, para fazer nosso intestino funcionar melhor vou passar dicas maravilhosas!!! Confira essas 5 dicas para tudo ficar melhor. E não perca a dica 4, muitas pessoas não sabem!
1) FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS
Que clichê né? Mas é ideal! Antes de tudo fale com seu médico e veja qual exercício está liberado para você.
Na prática do exercício físico, hormônios são liberados que aceleram o processo da evacuação do bolo fecal. Mais que isso, a prática frequente melhora nosso metabolismo, fortalece nossa musculatura, o que melhora todo o processo de digestão.
Exercício físico melhora o funcionamento do intestino.

2) BEBA MUITO LÍQUIDO
O líquido hidrata o bolo fecal e ajuda o trânsito intestinal. A água é nossa melhor amiga para tudo, então é a primeira opção, claro! Beba muita água, e para ajudar a combater a náusea, que ela seja gelada.
Mas não só a água pode ajudar. Sucos e chás também!
Quer uma opção? Chá de ameixa! A ameixa é rica em fibra dietética e ajuda na regulação do sistema digestivo. Possui sorbitol e isatina, que são responsáveis pelo efeito laxante.
Chá de ameixa preta ajuda no funcionamento do intestino.
Chá de ameixa preta ajuda no funcionamento do intestino.

3) COMA FRUTAS
Frutas também são amigas, principalmente as que contém fibras: laranja, mamão, maçã etc.
O kiwi, por exemplo, além das fibras também ajuda o intestino devido a uma enzima que ajuda a quebra das proteínas. E o abacaxi também!
Então está liberado o consumo dessas frutas!
Essa fruta possui uma substância (a papaína) que é uma grande amiga aliada do nosso intestino.
Essa fruta possui uma substância (a papaína) que é uma grande amiga aliada do nosso intestino.

4) COMA LENTILHA E GRÃO DE BICO
Que tal fazer além do feijão no dia a dia? Que tal experimentar também a lentilha com caldo? Grão de bico refogado? Ou pode ser salada também. A receita é sua escolha!
Mas que grão de bico e lentilha são aliados do corpo, ah, isso com certeza!
A lentilha tem pouca proteína, então sua digestão é rápida, sem precisar de muito ácido estomacal. É rica em fibras (1/2 concha: 5,8 g de fibras) e considerada um alimento anticancerígeno (devido a vitamina B 17).
O grão de bico é rico em fibras e também possui triptofano, substância que auxilia na melhora de humor e produz bem-estar geral ao organismo. Olha que delícia!
Riquíssima em fibra, a lentilha também é considerada um alimento que combate o câncer.
Riquíssima em fibra, a lentilha também é considerada um alimento que combate o câncer.

5) COMA CEREAIS
Cerais são ricos em fibras. Mas não se engane! Só a digestão de cereais pode na verdade piorar! O ideal mesmo para que o intestino funcione bem é a combinação de fibras e água. Sem a água não dá certo. Mas tomando água durante o dia e comendo cereais, aí o intestino vai deixar de ser tão preguiçoso.
Minha dica é a granola caseira! Assim você pode fazer do seu jeitinho, colocando o cereal que quiser, a fruta que quiser e pode melhorar a receita não colocando açúcar e acrescentando amêndoa, por exemplo, que é poderosíssima! A amêndoa, além de fibras, também ajuda a ‘hidratar’ o intestino com seu óleo!
Ah e fica uma delícia! Ideal para começar o dia!
Você mesma pode fazer sua granola!
Você mesma pode fazer sua granola!

Gostaram das dicas cats? Alimentação é essencial para nos sentirmos lindas, além de claro, ser necessária para ficarmos fortes também né?
Não deixe de se cuidar!
Fonte: Flavia Flores

Comentários