O QUE É CATETER? TIRE SUAS DÚVIDAS!

Esses dias falei que fiz minha limpeza de cateter e muitas cats perguntaram sobre! Então que tal acabar com as dúvidas sobre cateter? Falaremos tudinho aqui!
O cateter é um tubo especial que é inserido numa veia maior e é conectado a um reservatório que fica implantado debaixo da pele e pode ser deixado neste local por muitos meses, até anos dependendo da qualidade. É colocado em cirurgia com anestesia, você não vê nada pois ela te bota pra dormir.Antes da operação é só ficar por volta de seis horas de jejum. Quando você conversar com seu médico ele explica direitinho o que será feito no processo cirúrgico… Eu costumo brincar que é praticamente uma entrada de USB, e que quando você for para a quimioterapia, é só conectar e pronto! Assim tudo fica mais fácil! O cateter deixa uma veia sempre acessível, excluindo a necessidade do uso dos braços para aplicação de injeções e de várias punções para procurar veias (até porque quem for fazer quimioterapia por algum tempo, pode causar alguma inflamação nas veias do braço se for muito usadas). Se para tirar sangue já é uma dificuldade, imagine se tivessem que achar minha veia para cada sessão de quimio? Ninguém merece né? Já vi muita gente sofrendo por receber a medicação na veia: elas entopem, mancham a pele e judiam muito os teus braços (isso quando as sessões são longas).
porth-a-cath
Ele fica embaixo da pele, não fica exposto, e se o médico for bem cuidadoso só vai ficar a marquinha dele em um lugar que dê para esconder facilmente.  Na hora da anestesia eu estava nervosa, e enchi o saco do meu médico explicando pra ele como eu queria que ficasse: não podia ficar pra fora, parecendo uma tampinha de garrafa e tinha que ficar bem embaixo da alça da blusa.E então ficou do jeito que eu queria, quase imperceptível! Claro que depois da cirurgia tem que tomar alguns cuidados como limpeza, pouco esforço e curativo até cicatrização, mas depois fica tranquilo! Não incomoda, você pode dormir em qualquer posição e realizar tuas atividades que ele não sai do lugar (só claro, não entre em nenhuma briga ou algo assim né?).
Por ser algo que colocamos, alguns corpos podem rejeitar, então fique sempre atenta e fale com seu médico se surgir qualquer desconforto. Uns dias depois da colocação ficará inchadinho, um pouco roxo, mas ele realmente deixa tudo mais simples na quimioterapia. Quando não utilizado, tem que fazer a limpeza dele com uma solução anticoagulante (heparina) para não entupir. Eu ainda não retirei meu cateter, mas pelo que sei é mais simples que colocar. Normalmente, o cateter é retirado dentro de um período de 6 meses a dois anos após o término do tratamento.Já completei 15 meses sem quimioterapia (Ufa!) e conversei com meu médico e combinamos de tirar ano que vem.
IMG-20150609-WA0015
Limpeza do cateter
Você também tem um cateter? Onde? O meu me ajudou muito, então tenho muito carinho por ele!
Fonte: Oncoguia

Comentários