Em Pernambuco, crianças com câncer continuam estudos em sala de aula no hospital.

Share Button
criancas estudos pernambuco
Foto: Reprodução
Com um projeto pioneiro, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Pernambuco, instalou uma sala de aula no Centro de Onco-Hematologia Pediátrica. Em atividade há 10 meses, a primeira classe hospitalar foi batizada de “Semear” e conta com 17 crianças entre 6 e 12 anos que recebem aula de português, matemática, ciências, geografia e arte.
O intuito principal é realizar um trabalho lúdico e educativo para que a criança dê continuidade aos estudos durante o tratamento contra o câncer. Assim, o bem-estar dos pequenos pacientes é resgatado. Eles se sentem produtivos e aceitam o tratamento com mais otimismo.
Dentre as crianças presentes na atividade, duas delas chegaram ao hospital sem saber ler ou escrever, mas, atualmente, ambas estão em processo de alfabetização. O Lucas Kawan, de 9 anos, luta contra a leucemia e é uma dessas crianças que está aprendendo a ler no hospital. Ele chegou do município de Trindade, Sertão de Pernambuco, e nunca tinha estudado. Junto com o início do tratamento, veio o conhecimento e o mundo da aprendizagem. “Eu agora sei escrever meu nome”, vibra ele, que diz que quando crescer será doutor.
A oncologista pediátrica Vera Morais, presidente do Grupo de Ajuda à Criança com Câncer de Pernambuco, diz: “Entendemos que a classe hospitalar funciona como um renascimento da criança internada. Se oferecemos continuidade ao ensino dos conteúdos da escola de origem desses pequenos pacientes, é porque acreditamos na cura”.
Quando descoberto no início e tratado em unidades de saúde especializadas, o sucesso de tratamento do câncer infantojuvenil chega a 70%. Manter a auto-estima durante o tratamento é uma forte arma.
Via: Jornal do Comércio.

Comentários