CUIDADO PARA QUEM ESTÁ ACOMPANHANDO PACIENTE COM CÂNCER

É realmente, é muito bom quando temos alguém do nosso lado. Ao menos para mim era bem gostosinho ter um apoio. Vamos falar então sobre essas pessoas que nos acompanham? De nada adianta nos acompanhar e esquecer que existe né? Nossos “cuidadores” precisam de cuidado também! Coneccte falou sobre isso e estamos aqui compartilhando essa importância!
Quando um membro da família é diagnosticado com câncer, geralmente alguém passa a acompanhá-lo em consultas, sessões de tratamento e outros momentos — e se torna o que chamamos de “cuidador(a)”. Esse apoio é extremamente importante para o paciente, mas, muitas vezes, quem cuida se esquece do próprio bem-estar. Estresse e falta de tempo podem levar a deslizes com a própria alimentação, vida social e sinais do organismo. Se identifica ou já viu esse história de perto?
Algumas dicas:
– Mantenha-se informado. Faça perguntas ao médico, acompanhe sites confiáveis e tente entender, sempre que possível, a etapa do tratamento e o motivo dos procedimentos. Busque informações sobre novas terapias, efeitos colaterais e qualidade de vida do paciente. Quanto menores as dúvidas, menor a preocupação.
– Deixar de lado sua própria saúde neste momento é uma péssima ideia e pode prejudicar também quem você ama: se você ficar doente daqui a alguns meses, não poderá oferecer seu apoio. Por isso, valorize suas horas de sono e momentos de descanso, não pule refeições e tente não deixar de lado a ida à academia ou a caminhada no fim de semana.
– Cuide das suas emoções. Preocupação, desânimo e tristeza são sentimentos naturais diante das dificuldades de alguém que amamos. Não reprima essas reações e, sempre que sentir necessidade, converse com um amigo ou um psicólogo.
– Sua vida não pode girar exclusivamente em torno do câncer (nem a do paciente!). Reserve um tempo para sair com amigos, cuidar de seus projetos pessoais, jantar fora, ir ao cinema. São justamente esses momentos que recarregam as energias para que você continue cuidando de quem você ama com todo carinho e atenção.
Fonte: Coneccte
E não esqueçam de se cadastrar na Rede Coneccte! É uma rede para pacientes e acompanhantes, um espaço para tirar dúvidas, compartilhar sentimentos, medos, vitórias…

Comentários