Azeite de Oliva Pode Prevenir Câncer de Cólon

LONDRES (Reuters) - Médicos britânicos acrescentaram o azeite de oliva à lista de alimentos que podem ajudar a prevenir câncer de cólon.

Um novo estudo de pesquisadores da Universidade de Oxford incluiu mais esse benefício ao crescente conjunto de evidências que mostram que o azeite é tão bom quanto frutas frescas e vegetais para conter o câncer de cólon.

Michael Goldacre e uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciências da Saúde compararam as taxas de câncer, dietas e consumo de azeite de oliva em 28 países, incluindo Grã-Bretanha, Estados Unidos, Brasil, Canadá e China.

Os países com um dieta com muita carne e poucos vegetais tiveram as taxas mais altas de doença, e o azeite de oliva foi associado à diminuição do risco.

"O azeite de oliva pode ter um efeito protetor contra o desenvolvimento do câncer de cólon", disse Goldacre, em um artigo publicado no Journal of Epidemiology and Community Health.

Carne, peixe e azeite de oliva foram os elementos principais de uma dieta em relação ao câncer. A carne e o peixe combinados foram positivamente associados à incidência de câncer, mas o azeite de oliva teve um efeito negativo.

Os pesquisadores suspeitam que o azeite de oliva protege contra câncer de intestino por influenciar o metabolismo no intestino.

A equipe acredita que o óleo corta a quantidade de uma substância chamada ácido desoxicíclico e regula a enzima amina oxidase que pode estar associada à divisão celular no intestino.

"O azeite de oliva parece reduzir a quantidade de ácidos biliares e aumentar os níveis de enzima reconhecida como benéfica para a regulação da células no intestino", disse Goldacre em entrevista por telefone.

A carne tem o efeito oposto, porque tende a aumentar a quantidade de ácidos biliares. Estudos anteriores com animais mostraram benefícios do azeite de oliva sobre uma planta chamada cártamo e óleo de peixe em células pré-cancerosas e no crescimento tumoral.

Cientistas japoneses também alegam que o azeite de oliva virgem aplicado à pele depois do banho de sol pode proteger contra o câncer de pele por diminuir o crescimento tumoral.

O câncer de cólon é o segundo câncer mais comum em muitos países do ocidente, sendo muito mais frequente no mundo industrializado que nos países em desenvolvimento na Ásia e África. O tratamento mais usado é a cirurgia para remover a área cancerosa do intestino e quimioterapia, se a doença se alastrou.
Fonte: Site Boa Saúde

Comentários