Apoie o Programa Dodói e ajude crianças com câncer

Já falei aqui no blog sobre o lindo trabalho que a ABRALE faz. A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia foi fundada em 2002, com a missão de ajudar pessoas diagnosticadas com linfoma, leucemia, mieloma múltiplo e mielodisplasia. ABRALE atua de diversas maneiras – dá apoio psicológico aos pacientes, informa sobre doenças e opções de tratamentos, dá apoio jurídico – enfim, acolhe todas as pessoas com neoplasias hematológicas (vulgo: câncer no sangue).
abrale-site
Uma das iniciativas mais fofas da ABRALE é o Projeto Dodói, realizado em parceria com o cartunista Maurício de Souza e sua Turma da Mônica. O objetivo do Projeto Dodói é tentaramenizar o sofrimento e integrar a criança e seus familiares ao tratamento.
A situação da doença e a necessidade de hospitalização por longos períodos abalam profundamente a autoestima e a vida da criança com câncer. Ao brincar, a criança doente pode expressar suas frustrações, socializar com outros pacientes, sentir-se no controle sobre si mesmo e principalmente: esquecer da doença e ser criança!
A partir da ideia do Projeto Dodói foi criado o PROGRAMA DODÓI, formado por um Kit que inclui o boneco (Mônica ou Cebolinha), gibi, revista de atividades, jogo da memória e de trilha, cartões de sensações e sentimentos, escala de dor e cartazes. Esse material é essencial para a comunicação da equipe com as crianças, principalmente as muito pequenas, que ainda não sabem expressar o que sentem! 

Comentários