Suco milagroso contra o câncer? Não caia nessa!

De tempos em tempos, aparecem na internet textos, correntes e emails que prometem a cura natural do câncer através de uma mistura de suco de limão com bicarbonato de sódio. Entre as informações, o documento afirma se tratar de “um produto milagroso para curar as células cancerígenas” e que é “10 mil vezes mais forte que a quimioterapia”. Acontece que não existe receita milagrosa para a cura do câncer, como promete a receita que circula na web. E quem afirma isso é a coordenadora do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), a oncologista Pilar Estevez, procurada pelo portal de notícias BOL, para falar sobre o assunto. “A literatura médica desconhece evidências sólidas de que o limão ou a limonada com bicarbonato possam ser anticancerígenos e, muito menos, substituir tratamentos quimioterápicos”, esclarece.
Pilar também rebate um trecho do texto que salienta que a cura através do “suco milagroso” acontece porque o extrato da fruta altera o pH (potencial hidrogeniônico, que indica o índice de acidez, neutralidade ou alcalinidade do organismo, além de regular o metabolismo). Ela explica que não é apenas a alteração de pH que leva à cura da doença e ressalta que toda linha de terapia para o câncer passa por investigações rigorosas. “É importante desmitificar essa informação, que chega a ser ingênua, porque se deve pensar na segurança do tratamento, que não pode causar mais efeitos que a própria doença”, falou a oncologista.
Recentemente o Blog do Câncer publicou uma matéria relacionada a nutrição preventiva. Sabia mais sobre formas de alimentação para previnir o câncer aqui.

Comentários