RECONSTRUÇÃO DA MAMA: É LEI!

MASTECTOMIA E RECONSTRUÇÃO DA MAMA: É LEI!



Assim como a cirurgia para retirada do tumor e/ou da mama (mastectomia radical), a reconstrução da mama é garantida por lei. A reconstrução pode ser feita na mesma cirurgia, como foi o meu caso, pode ser feita depois e tem gente que opta por não reconstruir; geralmente mulheres que foram acometidas pela doença, há muitos anos atrás, antes da lei, ou aquelas que têm pouca informação sobre a cirurgia plástica reconstrutora, ou ainda, tem medo do procedimento cirúrgico ou tudo isso junto.


Sobre a legislação:



* Lei Federal Nº. 9.897 de 06-05-1991= trata da obrigatoriedade de cirurgia plástica reparadora de mama pelo SUS, nos casos de mutilação devido ao tratamento de câncer.

* Lei Federal Nº. 10.223 de 15-05-2001= trata da obrigatoriedade de cirurgia plástica reparadora de mama por planos e seguros privados, nos casos de mutilação devido ao tratamento de câncer.


* Lei Nº. 11.664/08 em vigor desde abril de 2009: mamografia gratuita_ “o SUS deve assegurar a realização de exames mamográficos a todas as mulheres a partir de 40 anos”. Preste atenção: é o médico quem deve indicar, prescrever a mamografia após saber a história completa da paciente! 







                                                      http://www.cancerdemama.com.br/ 1.Antes da retirada do tumor da mama esquerda. 2.Como sobrou bastante mama, o médico fez apenas remodelação e diminuiu a outra para igualar o par. 3. O mamilo foi feito com tecido da própria mama e a aréola com tatuagem.




A técnica varia conforme a quantidade de mama retirada. Quando é pouca, pode se apenas remodelar o seio. Outra alternativa para casos de mamas médias ou grandes é utilizar o próprio tecido mamário da parte inferior do seio para preencher a depressão . Fica um cicatriz vertical ou em forma de "T" invertido e outra no local da reconstrução quando ela é na parte superior da mama. Se houve retirada de uma área grande, a solução é transportar a gordura e a pele das costas ou da região abaixo da axila para a mama. Nos casos em que a qualidade da pele é boa, pode-se optar ainda pelo implante de prótese. Ma maioria das vezes é necessário remodelar também a outra mama para deixar o par igual.

Anestesia: geral. Duração: de 1 a 4 horas

Reconstrução: Mastectomia. (Informações e fotos retiradas da revista: Cláudia Nº 5 Ano: 38 Maio/99)

  http://www.cancerdemama.com.br/  1. Após mastectomia do lado direito.2. Reconstrução com músculo, gordura e pele do abdome.3. Depois da cirurgia que refez o mamilo e a aréola com tatuagem.



Uma parte do músculo, da gordura e da pele da região inferior do abdome é transferida para a área da mama. Quando a paciente é magra e não tem gordura abdominal em excesso, realiza-se implante de prótese, mas é preciso haver pele e ela deve estar em boas condições. Caso contrário, a solução é a técnica antiga - utilização de músculo, gordura e pele das costas. Entre 3 e 6 meses depois da reconstrução, a paciente passa por uma cirurgia de retoque e se preciso opera a outra mama para deixar as duas simétricas. Anestesia: geral. Duração: de 3 a 10 horas


CLIQUE NO SITE E CONHEÇA, VALE A PENA! LEIA O POST NA ÍNTEGRA " Reconstrução Mamária: Palavra do Médico (Dr. Gilberto Luiz Gonzalez Monteiro)"
http://www.cancerdemama.com.br


SELECIONEI ALGUMAS IMAGENS PARA DAR UMA IDEIA DE COMO FICAM AS MAMAS APÓS RECONSTRUÇÃO PARA LHE POUPAR DE VER O QUE NÃO QUER NUMA GOOGADA! O GOOGLE É EXCELENTE E TEM DE TUDO, TUDO MERMO!
                                    http://www.rbcp.org.br/  Revista Brasileira de Cirurgia Plástica.
                                        http://www.rbcp.org.br/  Revista Brasileira de Cirurgia Plástica.



                               http://www.reconstrucaomama.com.br/tecnicas_de_reconstrucao/Dr. Mauro Henrique Milman. CRM-sp 101917







http://www.reconstrucaomama.com.br/tecnicas_de_reconstrucao/ Dr. Mauro Henrique Milman. CRM-sp 101917



                                                        http://www.smartplasticsurgery.com/reconstruction-shamoun.html

AS FOTOS QUE SE SEGUEM FORAM COPIADAS DO MELHOR SITE SOBRE O TEMA QUE ACHEI. "Eugene, Oregon Breast Reconstruction. Before & After Photos". TEM VÁRIAS FOTOS SOBRE RECONSTRUÇÃO. CASO VOCÊ QUEIRA VER MAIS FOTOS ACESSE:http://www.drmovassaghi.com/before-and-after-gallery/breast-reconstruction-photos/





                                  http://www.drmovassaghi.com/before-and-after-gallery/breast-reconstruction-photos/
                       







Comentários