Por que mulheres que tiveram câncer de mama ganham mais peso?

Mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama tendem a ganhar peso durante o tratamento e depois dele, mas os motivos por trás desse processo ainda são pouco conhecidos. Agora, um novo estudo, divulgado na revista norte-americana TIME, encontrou algumas respostas sobre o assunto.
Para descobrir se o ganho de peso estava relacionado à menopausa, fase em que os números relacionados ao câncer de mama crescem, os pesquisadores acompanharam durante quatro anos dois grupos de mulheres com algo em comum: um perfil de risco devido à presença da doença no histórico familiar.
Em um dos grupos, mulheres que sobreviveram ao câncer de mama. No outro, mulheres que não desenvolveram o tumor. Analisando os dados, a equipe concluiu que as sobreviventes de fato ganharam mais peso do que aquelas que não tiveram a doença. Foram quase dois quilos a mais, em média, nos cinco anos após o diagnóstico.
O estudo é um dos primeiros a isolar os efeitos do câncer e seus tratamentos no metabolismo, sistema imunológico e outras funções do organismo.

Comentários