Máquina troca garrafas plásticas por bilhete de transporte

Já imaginou poder trocar embalagens usadas por bilhetes de transporte público? Isso já é possível na China
Por Rebeca Alcoba 

Máquina troca garrafas plásticas por bilhete de transporte
São recicladas 50 toneladas de garrafas plásticas por ano, o que evita o uso de 300 mil toneladas de petróleo

Os chineses tiveram uma ideia muito criativa para melhorar os índices de reciclagem da população: uma máquina, onde é possível carregar os bilhetes de transporte público usando garrafas plásticas. É só inserir uma garrafa na abertura da máquina e aguardar alguns segundos, para ter o valor da embalagem convertido em créditos, que são transferidos direto para o cartão de embarque.
A novidade ainda está em fase de testes e fica no metrô de Beijing. Ela foi desenvolvida pela empresa Incom Resources Recovery Company, que pretende instalar mais 3 mil unidades na região.
A Incom já recicla cerca de 50 toneladas de garrafas plásticas por ano, o que evita o uso de cerca de 300 mil toneladas de petróleo. Só em Beijing, são produzidas por ano cerca de 200 mil toneladas de PET.
Muito se fala sobre a importância da reciclagem no Brasil. Mas, como ela tem sido encarada na prática? Segundo dados do IBOPE Media, apenas 26% dos brasileiros têm o hábito de reciclar. Será que não é hora de trazer iniciativas como essa para cá?

Comentários