Intervenção educativa na saúde



Por meio da leitura, o paciente aumenta a sua consciência sobre seus direitos e responsabilidades

A palestra empoderamento do paciente no processo do cuidado foi o tema da palestra de Valdir Cimino da Associação Viva e Deixe Viver durante o Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde. A organização treina e capacita voluntários para se tornarem contadores de histórias em hospitais e escolas para crianças e adolescentes. Ele contou sua experiência e como as atividades culturais podem estimular o desenvolvimento das aptidões das crianças e adolescentes. 


“Estamos vivendo uma desumanização da sociedade de uma forma geral. A medicina não é diferente. Tentamos estar presente em um momento complicado da vida da pessoa, mostrando que a leitura pode proporcionar alegria e descontração”, destacou Cimino. 
O ato de “empoderar” trata-se de uma intervenção educativa que aumenta a capacidade de pensar criticamente e agir de forma autônoma. Sendo assim, por meio da leitura, o paciente aumenta a sua consciência sobre seus direitos e responsabilidades. “Em outras palavras, significa capacitar os pacientes para que eles tenham o direito de fazer suas próprias escolhas sobre saúde”. 
Para Cimino, a cultura e a informação são as melhores estratégias para aumentar a criatividade e a consciência como cidadão. “Estamos presentes em mais de 90 hospitais do País e contamos com o apoio de voluntários que apoiam e acreditam na causa”, destaca. 

Comentários