Instituto Lado a Lado prestigia lançamento de campanha sobre o câncer de mama metastático

Por Da Redação - Publicado 17/06/2015 - Atualizado 17/06/2015
Instituto Lado a Lado prestigia lançamento de campanha sobre o câncer de mama metastático
O diagnóstico tardio do câncer de mama ainda é um dos principais pontos negativos para a cura da doença
Durante a manhã desta quarta-feira (17), o Instituto Lado a Lado pela Vida esteve presente no lançamento da campanha Por Mais Tempo, que tem como proposta disseminar a informação sobre o câncer de mama metastático e mostrar que existem tratamentos que permitem que as pacientes vivam mais e com qualidade de vida.

No Brasil, de todos os novos casos de câncer diagnosticados anualmente, o câncer de mama representa 22%. Estimativas do INCA (Instituto Nacional do Câncer) apontam 57 mil novos casos da doença em 2015. Hoje, sabe-se que aproximadamente 50% das pacientes atendidas pelo sistema público de saúde no Brasil descobrem a doença em estágio avançado. Dados em escala mundial indicam que até 30% dos casos evoluem para o estágio metastático, quando o tumor já atingiu outros órgãos do corpo.
A falta de informação sobre como diagnosticar a doença precocemente ainda é um dos principais pontos negativos para a cura deste tipo de câncer. Uma pesquisa da  Datafolha encomendada pela campanha Por Mais Tempo, mostra que metade da sociedade brasileira desconhece a fase mais avançada do câncer de mama e também não sabem da existência de tratamento. Com o avanço da medicina, já existem alternativas de tratamento que controlam o tumor. Por meio das terapias-alvo, é possível atacar especificamente as células tumorais, impedindo a progressão da doença, proporcionando mais tempo e qualidade de vida às pacientes.
"Além de oferecer novas opções terapêuticas, é preciso torná-las acessíveis para todas as mulheres, para que assim possamos mudar a realidade de quem vive com câncer de mama metastático", disse Lênio Alvarenga, diretor médico da Roche Farma no Brasil.
A campanha quer ampliar o debate e mobilizar toda a sociedade para participar desse movimento e ajudar as mulheres com câncer de mama metastático a viver mais. Uma petição online solicita ao Ministério da Saúde a incorporação de tratamentos mais adequados para as pacientes com câncer de mama metastático. Ao final do evento, um megapainel foi colocado no Vão Livre do Masp, para que simbolicamente as pessoas que por ali passavam deixassem seu apoio à causa, assinando o painel. Além disso, um vídeo circula pela internet com depoimento de pessoas da mídia, como Reinaldo Gianechini, Alexandre Borges, Bárbara Paz, Ana Maria Braga e outros, que questionam: “O que você faria se tivesse mais tempo”. Assista aqui.
A iniciativa da campanha Por Mais Tempo é um lançamento da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), do Instituto Oncoguia e da Roche.

Comentários