Escola revoluciona sala de aula ao colocar crianças e idosos para aprenderem uns com os outros




Escola revoluciona sala de aula ao colocar crianças e idosos para aprenderem uns com os outros

Por Redação RPA | 

Idosos possuem uma vida de sabedoria, as crianças têm sede de conhecimento e um conceito revolucionário em sala de aula está trazendo as duas gerações juntas de segunda a sexta no programa iGen.
A sala de aula intergeracional foi lançada no Centro Comunitário de Sherbrooke, em Saskatoon, em setembro de 2014.
A professora Keri Albert está no meio de um projeto de escrita intergeracional, que ela disse que tem sido uma das maiores lições até agora.
Artists at Sherbrook Community Center.
“Um exemplo pode ser o transporte”, disse Albert. “Então, como foi para eles quando eles eram jovens?”, disse ela referindo-se aos idosos em sua sala de aula “e, em seguida, os alunos iGen falam sobre como é para eles agora.”
As lições são recíprocas, com os residentes aprendendo sobre a tecnologia e o ritmo rápido de crianças do século 21. Celulares, iPads e computadores estão em sala de aula, e dois estudantes passam parte da manhã ensinando um residente como jogar um jogo online.
Além do currículo, os alunos aprendem empatia, compaixão, comunicação e as lições gerais de vida.
“É a criação de uma apreciação para a humanidade de todas as idades das pessoas”, disse Albert.
E os princípios básicos permanecem: leitura, escrita e aritmética, assim como nos velhos tempos.
O programa tem impactado tanto idosos quanto estudantes. “Essas crianças trazem tanta energia e vida e emoção aos idosos aqui”, disse a porta-voz de Sherbrooke, Patricia Roe.
O atendimento e serviço prestado no Centro Comunitário de Sherbrooke baseia-se na filosofia Eden Alternativa, que tenta combater as pragas de cuidados de longa duração: a solidão, desamparo e tédio.
Trazendo plantas e animais para o ambiente foram os primeiros passos.

Comentários