Equipamento que previne queda de cabelos durante quimioterapia chega ao Brasil

O Orbis Scalp Cooler, fabricado na Inglaterra pela Paxman, atua durante o tratamento diminuindo o impacto da medicação no couro cabeludo
Por Da Redação - 
Equipamento que previne queda de cabelos durante quimioterapia chega ao Brasil
O procedimento consiste em resfriar o couro cabeludo em todas as etapas de tratamento do câncer para evitar que o cabelo caia
A perda capilar causada pelo tratamento de quimioterapia pode levar o paciente a criar uma imagem corporal negativa de si mesmo e até desenvolver quadros de depressão e ansiedade, que são prejudiciais ao próprio tratamento de um câncer.
A EPTCA Medical Devices, empresa brasileira de distribuição de produtos para a saúde, trouxe ao Brasil o Orbis Scalp Cooler, que previne a queda de cabelos para os pacientes em tratamento de quimioterapia. Trata-se de um equipamento testado e aprovado por especialistas da Europa, que busca melhorar a autoestima dos pacientes pela prevenção da queda dos cabelos.
O procedimento consiste em promover um resfriamento controlado do couro cabeludo antes, durante e após a administração da quimioterapia. O processo reduz o fluxo de sangue para os folículos capilares, evitando ou minimizando os danos aos cabelos.
Segundo Gustavo Spritzer, vice-presidente de Operações da EPTCA Medical Devices no Brasil, após a confirmação do diagnóstico, a principal preocupação dos pacientes do sexo feminino é a perda dos cabelos em função das aplicações de quimioterapia, “ou seja, mais um fato desagradável dentro de um contexto por si só angustiante”, comenta.
Ele conta que muitos pacientes consideram que a perda dos cabelos estigmatiza o paciente com câncer. Pesquisas feitas com mulheres revelou que elas têm medo de perder o parceiro em função da queda de cabelos pela quimioterapia. Ainda segundo Spritzer, o resfriamento controlado do couro cabeludo é a única atual solução real para os casos de perda de cabelo pelo uso dos medicamentos de quimioterapia. “Ter os cabelos preservados pode resultar ao paciente em uma melhora na autoconfiança, o que promove posturas positivas para com o tratamento, o que traz benefícios de um modo geral”, completa.

Comentários