Entenda os benefícios das castanhas

Por Mirtes Stancanelli 
Entenda os benefícios das castanhas
Estudos indicam que o consumo desses alimentos está associado ao menor risco de desenvolver doenças do coração
As castanhas são alimentos altamente nutritivos. As mais conhecidas são amêndoas, nozes, castanha-de-caju, macadâmias e castanha-do-brasil. Estudos indicam que o consumo desses alimentos está associado ao menor risco de desenvolver doenças do coração, pressão alta, diabetes do tipo 2, câncer e doenças inflamatórias. Também têm sido avaliadas por aumentar e prolongar a sensação de saciedade após refeições.
Nozes e castanhas são fontes de gorduras boas, fibras e proteínas, ricas em vitamina E, ácido fólico, vitamina B3, vitamina B6, cálcio, magnésio e potássio. A castanha-do-brasil, em especial, é rica em selênio. Outros componentes também são encontrados nas castanhas, como arginina, fitosteróis e compostos fenólicos. Esses nutrientes conferem atividade anti-inflamatória, antioxidante (protetora contra radicais livres) e anti-carcinogênica (prevenção contra câncer).
Para se obter todos os benefícios das nozes e castanhas, é recomendável o consumo dentro da porção, sendo de, no máximo, 2 castanhas-do-brasil, ou 5 nozes, ou 8-12 amêndoas, ou 10 castanhas-de-caju, ou 10 macadâmias por dia.
As sementes são ricas em fibras, vitaminas E, minerais e fitosteróis. Algumas delas, como o gergelim, a linhaça e a chia, contêm propriedades anti-inflamatórias e protetoras contra o envelhecimento precoce. Estão fortemente associadas à proteção do coração e dos vasos sanguíneos devido aos minerais, fibras e fitosteróis em sua composição. Seu elevado teor de gorduras boas é essencial ao organismo e é poderoso na ação anti-inflamatória e na proteção da pele. É indicada, aproximadamente, uma colher de sopa de sementes no dia.
Elas também são importantes após a atividade física, pois tem o poder de moderar os processos inflamatórios e fortalecer o corpo.

Comentários