Entenda o que é a síndrome da bexiga hiperativa

A vontade repentina e constante de urinar trata-se da síndrome da bexiga hiperativa.
Por Da Redação - 
Entenda o que é a síndrome da bexiga hiperativa
A vontade incontrolável de urinar pode atrapalhar o dia a dia
A vontade repentina e constante de urinar trata-se da síndrome da bexiga hiperativa. Esse problema de saúde acontece quando há uma contração do músculo da bexiga de forma involuntária, durante o seu enchimento com a urina, podendo ocorrer incontinência urinária.
Patologias como acidente vascular cerebral, Alzheimer, Parkinson, traumatismo raquimedular, lesão traumática no nervo ou demência por múltiplos derrames podem afetar o sistema nervoso central ou nervos periféricos e causar a síndrome da bexiga hiperativa neurogênica. Quando não há lesões neurológicas aparentes é conhecida como bexiga hiperativa idiopática. Nos homens pode ocorrer devido ao aumento da próstata.
Para diagnosticar, o paciente realiza uma avaliação urodinâmica, que estuda fatores fisiológicos e patológicos que envolvem o armazenamento, transporte e esvaziamento de urina na bexiga e uretra da pessoa. É como se fosse realizado um “eletrocardiograma” do órgão.
O tratamento inicialmente é a mudança de comportamento, com micções programadas e controle da ingestão de líquidos. Geralmente, o paciente é submetido a tratamento medicamentoso e em alguns casos indica-se a fisioterapia para fortalecimento dos músculos pélvicos. 

Comentários