Efeitos da arte em pacientes com esquizofrenia

Veja de que forma a arteterapia ajuda no tratamento de pessoas com esse distúrbio mental
Por Marina Figueira - 
Efeitos da arte em pacientes com esquizofrenia
Conheça os efeitos da arteterapia para os pacientes esquizofrênicos
A arte é uma importante porta de entrada para a criação de vínculos entre o médico e o portador de esquizofrenia. A realização de atividades expressivas permite que o indivíduo crie e recrie sua própria identidade, mas pode surgir a dúvida: como isso pode ser interpretado pela equipe médica? Para abordar essas e outras questões, o portal Lado a Lado pela Vida entrevistou com exclusividade Patrícia Freitas Lima, terapeuta ocupacional da Clínica Bom Viver, em Salvador (BA).
Portal Lado a Lado pela Vida: Qual é o efeito da pintura e da poesia no portador da esquizofrenia?Patrícia Freitas Lima A pintura e a poesia são atividades expressivas que possibilitam ao indivíduo com esquizofrenia expor suas alegrias, tristezas, angústias e desejos. As oficinas oportunizam ao sujeito colocar "no papel" tudo o que sente, já que, muitas vezes, ele não consegue expressar verbalmente seus anseios.
Portal Lado a Lado pela Vida Por meio da arte o paciente pode desenvolver uma consciência sobre o que ocorre com ele?Patrícia Freitas Lima Muitas vezes, os pacientes expressam o que está por trás da crise: os motivos que levaram ao surto, as alucinações visuais, os delírios... Enfim, tudo o que incomoda. Isso é bastante produtivo, pois eles passam a compreender o processo saúde-doença.
Portal Lado a Lado pela Vida É possível interpretar o processo de cada paciente pelas pinturas e poesias produzidas?Patrícia Freitas Lima Sim. Entende-se por atividade expressiva toda tentativa de concretização de um impulso, de uma necessidade ou de um desejo, cuja solicitação pode ser interna ou externa. A atividade cria e recria a identidade do indivíduo, define posturas, caminhos e espaços, sendo uma forma de autoconhecimento e expressão.
Portal Lado a Lado pela Vida Existem resultados comprovados quanto aos benefícios da arteterapia?Patrícia Freitas Lima Existem. Na história da terapia ocupacional, há registros de que a arte fazia parte do tratamento terapêutico com doentes mentais. Hoje, no Rio de Janeiro, existe um museu com tais obras: o Museu de Imagens do Inconsciente. Ele teve origem nos ateliês de pintura e de modelagem da Seção de Terapia Ocupacional, organizada por Nise da Silveira em 1946, no Centro Psiquiátrico Pedro II. A produção desses ateliês revelou-se de tão grande interesse científico e utilidade no tratamento psiquiátrico, que a pintura e a modelagem assumiram uma posição peculiar.
Portal Lado a Lado pela Vida Durante a realização da arteterapia, o paciente fica mais à vontade para falar sobre o seu estado?Patrícia Freitas Lima Muitas vezes, a arte é a porta de entrada para a criação de vínculos com o paciente. A realização de atividades expressivas, como as realizadas pela Campanha Arte de Viver, traz ao terapeuta momentos riquíssimos, que por meio do diálogo talvez não fossem possíveis. A partir do momento que o paciente se revela por uma poesia ou pintura, a expressão verbal fica mais fácil. A interação flui tranquilamente sem forçar comportamentos, atitudes ou até mesmo o diálogo.

Comentários