Comer e viver bem

Instituto do Câncer de São Paulo lança cartilha com receitas para reduzir os efeitos colaterais dos tratamentos de câncer na hora das refeições

Foto: Reprodução
Um dos principais problemas dos tratamentos quimioterápicos e radioterápicos são os efeitos colaterais que eles causam. Um dos mais conhecidos, claro, é a perda de pelos e cabelos. Mas, há ainda outros efeitos que causam tanto ou mais mal-estar do que esse. Um exemplo são os enjoos frequentes e falta de apetite alimentar, o que acaba por ocasionar a perda de peso durante o tratamento.
No entanto, a medicina oncológica avançou muito, principalmente, nos últimos anos, tanto em relação à efetividade do tratamento, quanto à redução dos efeitos colaterais. Além dos medicamentos disponíveis, um acompanhamento nutricional adequado também é fundamental para que o tratamento obtenha o sucesso esperado.
Para ajudar os pacientes que estão em tratamento, o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) irá lançar um livro com receitas que ajudam a driblar os sintomas na hora da refeição, diminuindo as alterações no organismo por meio da alimentação. O livro deve sair até o final deste ano, mas algumas receitas já podem ser vistas no site do instituto, acessando o link abaixo:

Comentários