Pular para o conteúdo principal

Câncer de mama masculino é mais fatal que feminino

Share Button
pais
Apesar de muito mais raro que o câncer de mama feminino – o masculino representa 1% dos casos totais dos cânceres de mama – a taxa de sobrevivência após a descoberta da doença é menor para eles. Isso não que dizer que o desenvolvimento do câncer de mama masculino é mais agressivo. O que acontece é que, por causa da raridade da patologia, eles costumam ignorar mais os sintomas.
O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso no tratamento. Assim como nas mulheres, o principal sintoma é o surgimento de nódulos, neste caso, geralmente acontece mais próximo dos mamilos. Secreção mamilar e qualquer outro tipo de alteração anormal na mama devem ser um alarme para procurar o médico.
O risco da doença é maior para homens com mais de 60 anos, ou que tenham histórico da doença na família, ou que já tenham tido câncer de próstata, ou, ainda, que já tenham realizado tratamentos radioterápicos no peito.  O tratamento é muito similar ao câncer de mama feminino. Ou seja, pode envolver quimioterapia, radioterapia e cirurgia.
Como vários outros tipos de câncer, para a diminuição dos riscos, a boa alimentação, os exercícios regulares e beber com moderação são atitudes fundamentais.

Comentários