Cachorro é treinado para detectar câncer de tireoide


cachorrocancer
Frankie, um cão da raça pastor alemão, foi treinado por cientistas americanos para detectar câncer de tireoide a partir da urina de pessoas ainda não diagnosticadas, segundo um estudo apresentado na 97ª edição da reunião anual da Sociedade Endocrinologista dos Estados Unidos. Esse é o tipo da doença que é mais comum na região da cabeça e pescoço.

A experiência contou com a participação de 34 voluntários e o cachorro acertou o diagnóstico para 30 deles, o que representa 88,2% dos casos. Segundo Donald Bodenner, especialista em endocrinologia e autor principal do estudo, os médicos poderiam treinar e utilizar cachorros para detectar a presença da doença precocemente. Ele ainda sugere que não sejam tomadas decisões de tratamento apenas baseado na técnica canina, mas ressalta que os resultados da pesquisa foram apenas ligeiramente inferior quando comparados ao da biópsia padrão.

Para o estudo, a equipe treinou Frankie para que reconhecesse o cheiro desprendido pelo tecido da tireoide com câncer. Os cientistas dizem que pretendem ampliar o trabalho da pesquisa por esse ser um método não invasivo e de baixo custo.

Comentários