Blog da Endy: falando de saúde de maneira jovial

Canal criado na internet idealiza uma personagem de desenho para falar de maneira leve e informativa sobre a endometriose.
   Por Liana Pires



Blog da Endy: falando de saúde de maneira jovial
Personagem do Blog da Endy fala de maneira leve e tira dúvidas sobre a endometriose
Imagine aquela amiga a qual você pode contar todas as suas dúvidas e medos? Essa é Endy, personagem criada pelo Centro Endometriose de São Paulo para ser a protagonista do Blog da Endy (www.blogdaendy.com.br). O canal disponibiliza diariamente informações sobre bem-estar, comportamento, sexualidade e saúde da mulher, além de novidades sobre a endometriose.
Para falar sobre essa iniciativa, o portal Lado a Lado pela Vida conversou com a ginecologista Rosa Maria Neme, que além de dirigir o Centro de Endometriose São Paulo, integra a equipe médica do Hospital Israelita Albert Einstein.
Portal Lado a Lado pela Vida: Como surgiu a ideia de criar o Blog da Endy?
A iniciativa tem o objetivo de ajudar as mulheres com endometriose, oferecendo, em uma linguagem simples e interativa, informações sobre a doença e sobre tratamentos.
Portal Lado a Lado pela Vida: Como está sendo a resposta das internautas ao blog?Rosa Maria Neme: A resposta está sendo excepcional. Em três semanas, tivemos mais de 5 mil pessoas curtindo a página e entrando diariamente no blog. As perguntas mais frequentes são sobre os tratamentos a que as leitoras estão sendo submetidas e as dúvidas de mulheres sobre se têm ou não endometriose.
Portal Lado a Lado pela Vida: No que você acha que o blog contribui para o entendimento da doença?Rosa Maria Neme: O blog tem um caráter puramente informativo e possibilita a troca de informações entre as próprias pacientes. Além disso, são respondidas algumas questões que ajudam a direcionar para o melhor tratamento.
Portal Lado a Lado pela Vida: Por que é importante as mulheres com endometriose trocarem experiências?
Cada caso é um caso, mas as experiências sempre acabam se cruzando em dois pontos principais: a dor e a infertilidade. Além disso, a troca de informações ajuda na divulgação sobre a doença, além de dar alento e esperança a pacientes.
Portal Lado a Lado pela Vida: Por que personalizar o blog com uma personagem, a Endy?
A personagem é uma interface interessante entre o médico e a paciente por interagir de forma mais leve com as mulheres. Endy é meiga e transmite carinho e conforto para as mulheres.
Portal Lado a Lado pela Vida: Você acha que há uma relação entre endometriose e alimentação?
A alimentação é sabidamente um ponto importante no tratamento da endometriose. Ela deve ser adequada e equilibrada a fim de manter a imunidade estável.
Portal Lado a Lado pela Vida: Ainda há muita desinformação sobre a endometriose entre o meio médico?
Há muita falta de informação principalmente por parte dos médicos. Com o fácil acesso à internet, as pacientes têm se mantido esclarecidas sobre este problema, e questionam mais sobre as opções de tratamento.
Portal Lado a Lado pela Vida: O que há de novo no tratamento e no diagnóstico da doença?
A novidade está no tratamento clínico com uma progesterona chamada dienogeste. Ela é usada em casos de endometriose mínima e leve, e também na cirurgia robótica para o tratamento de casos mais avançados da doença.

Comentários