Aplicativos sobre consumo consciente são bem aceitos pela população


Opção são apps gratuitos e dão orientações sobre hábitos de consumo de água e energia
Por Da Redação - 
Aplicativos sobre consumo consciente são bem aceitos pela população
Os aplicativos estão disponíveis para download no Google Play, em aparelhos smartphones na versão Android
Os aplicativos de consumo consciente lançados pela Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN e o Instituto Akatu já alcançaram a marca de 44 mil downloads. Esse dado mostra que a população está preocupada com o consumo dos recursos naturais e busca informações para ajudar na mudança de hábitos em função de um novo cenário que o país enfrenta: escassez de água, de energia e efeitos na produção de alimentos.
O aplicativo Nossa Água, lançado em setembro do ano passado ajuda o brasileiro a economizar água e já alcançou mais de 22.500 downloads no período. O app, desenvolvido para orientar as pessoas em relação ao consumo consciente da água, oferece uma calculadora que contabiliza em litros o total gasto em um banho. Há também dicas para um consumo consciente do recurso, essenciais no contexto da crise hídrica, e um jogo que aborda a questão dos vazamentos.
Em novembro de 2014 também foi lançado o aplicativo Nossa Energia. A ferramenta já alcançou mais de 15.500 downloads. O app foi desenvolvido para orientar as pessoas em relação ao consumo eficiente da energia e oferece aos usuários uma calculadora que identifica os gastos de energia de acordo com o consumo dos eletrodomésticos de uma casa. Tem ainda o jogo Apagão e dicas práticas para economizar a energia no dia a dia.
Outra ferramenta que foi lançada em dezembro de 2014 aborda o desperdício de alimentos, trata-se do aplicativo Nossa Alimentação. Dados do Instituto Akatu mostram que um terço dos alimentos comprados pelas famílias vai direto para o lixo, uma estatística que mensura o impacto do desperdício.
A ferramenta possibilita a criação de listas de compras, que permite ao consumidor realizar um acompanhamento dos preços e avaliar a variação de itens específicos. Há também dicas práticas para uma alimentação mais saudável e o jogo Come bem, que estimula os participantes a cortar os alimentos prejudiciais à saúde.
Todos os aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para download no Google Play, em aparelhos smartphones na versão Android.
A crise econômica mundial trouxe a busca por uma vida sustentável – tendência que influenciou o brasileiro

Comentários