Americanos realizam o desejo de menina com câncer

Conheça o curioso caso de uma criança americana que mobilizou dezenas de pessoas para realizar o simples desejo de comer pizza
Por Marina Figueira - 
Americanos realizam o desejo de menina com câncer
A pequena Hazel Hammserley, paciente com câncer, tinha o simples desejo de comer pizza
Recentemente, foi divulgada na imprensa norte-americana a comovente história da pequena Hazel Hammserley, acometida por um tipo agressivo de câncer no sistema nervoso simpático, conhecido por neuroblastoma, mais frequente em crianças de até cinco anos de idade.Internada em um hospital de Los Angeles para tratar a doença, ela e sua família resolveram quebrar a rotina do tratamento escrevendo na janela do quarto - com vista para a rua – o maior desejo da garota naquele momento: comer pizza.
Escrita com pedaços de fitas adesivas utilizadas para curativos, a mensagem estampada na janela trazia um apelo simples de ser atendido: "Send Pizza Room 4112" (envie pizza para o quarto 4112).
Depois de uma semana, mais de 20 caixas de pizza foram entregues no quarto dela em um mesmo dia, atraindo enfermeiros, médicos, familiares e outros pacientes para uma "festa da pizza", com direito a músicas e brincadeiras.
O pedido chamou a atenção das pessoas através de uma foto tirada por alguém que viu a mensagem e a postou em um site de classificados norte-americano, rapidamente se espalhando por redes sociais e blogs.

Sobre o neuroblastoma

Com uma incidência duas vezes maior do que a leucemia, o neuroblastoma é a forma de câncer mais frequente na infância. Ele é um tumor sólido que pode se desenvolver no tecido nervoso do pescoço, do tórax, do abdômen ou da pélvis, mas usualmente origina-se nos tecidos da glândula suprarrenal. A doença corresponde a 7,8% de todos os tipos de câncer entre crianças com menos de 15 anos de idade.
Cerca de 97% dos neuroblastomas são malignidades embrionárias do sistema nervoso simpático que ocorrem quase exclusivamente em recém-nascidos e crianças muito novas. Entre os sintomas da doença estão:
  • Presença de massa ou protuberância no abdômen, pescoço ou tórax;
  • Os olhos saltam;
  • Marchas escuras entorno dos olhos;
  • Dor nos ossos;
  • Abdômen inchado e dificuldades para respirar;
  • Caroços doloridos e avermelhados na pele;
  • Fraqueza ou paralisia (perda da habilidade de mover uma parte do corpo).

Comentários