Alimente-se bem durante a quimioterapia

O paciente precisa realizar uma alimentação adequada para que o seu estado nutricional não prejudique o tratamento
Por Da Redação 
Alimente-se bem durante a quimioterapia
A alimentação nesse período deve ser personalizada e adaptada por um profissional de nutrição
Ao realizar quimioterapia, alguns pacientes passam a se alimentar pouco e perdem o apetite. Isso ocorre porque o tratamento quimioterápico pode destruir as glândulas salivares e as papilas gustativas, diminuindo a percepção do gosto. Entretanto, o paciente precisa realizar uma alimentação adequada, uma vez que o seu estado nutricional interfere diretamente no tratamento. 
"É muito importante que o paciente se alimente. A alimentação não interfere diretamente no tratamento, mas o estado nutricional do paciente sim", explica o oncologista clínico e integrante do board científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, Ricardo Caponero.  De acordo com ele, 
pacientes desnutridos têm mais dificuldade de recuperação podem apresentar sintomas como diarreia, mucosite, anemia, além de um risco maior de contrair outras infecções. 
“A dieta do paciente deve ser peculiar e individualizada. Nesse processo, é importante a participação da nutricionista que poderá definir quais são os alimentos indicados em cada fase do câncer”, diz Caponero.
Seguem algumas dicas que podem ajudar nesse processo:
- Faça pequenas refeições de três em três horas, comendo devagar e mastigando bem;
- Adquira o hábito de colorir o seu prato com porções de verduras, legumes e cereais;
- Diminua a fritura e sal da alimentação;
- Evite alimentos industrializados;
- Tome bastante líquidos, como água e sucos naturais;
- Em caso de feridas na boca, consuma alimentos pastosos e gelados ou em temperatura ambiente. Se persistir o sintoma, procure um médico. 

Comentários